FAQs | Contabilidade
Como Podemos
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Início
- Sobre a plataforma Wigo
A WIGO oferece todos os elementos para gerir uma empresa com facilidade.
O serviço self-service da WIGO permite que você:
- Emita e envie faturas
- Registe despesas
- Acompanhe o saldo de despesas pessoais
- Registe viagens de negócios
- Monitore as transações da sua empresa
Cuidamos da sua contabilidade e lidamos com os impostos e relatórios anuais. Terá um ponto de contato dedicado na WIGO, e estamos sempre a um e-mail de distância caso tenha alguma pergunta.
Como proprietário do seu negócio, será necessário informar-nos sobre as contas bancárias e formas de pagamento relacionados à sua empresa. Pelo menos uma vez por mês, irá imitir faturas de vendas e carregará documentos de despesas para que possamos manter sua contabilidade em ordem. Tudo isso é facilmente feito no painel da WIGO.
Atualmente, apoiamos clientes que estão a operar um negócio, tais como:
- Freelancers e contratados que atuam como prestadores de serviços profissionais, por exemplo, desenvolvedores de software, especialistas em TI, consultores de negócios, especialistas em marketing e vendas, designers, tradutores ou similares.
- Fornecedores de software embalado e SaaS (Software as a Service).
- Serviços online baseados em subscrição.
- Desenvolvedores de aplicativos móveis e jogos.
Atualmente, não oferecemos suporte a empresas envolvidas na compra e venda de bens físicos, incluindo dropshipping e Amazon FBA. Também não podemos dar suporte a atividades comerciais que exijam licença em Portugal, como serviços financeiros, agências de viagens, jogos de apostas, venda de álcool, etc. No momento, a WIGO também não oferece suporte a empresas que lidam com criptomoedas ou que realizam ICOs para obter financiamento.
A WIGO executa as seguintes atividades em nome da sua empresa:
- Relatórios anuais
- Relatórios mensais de impostos sobre salários, excluindo Wigo Lite
- Pedido e registo do seu número de IVA, excluindo o WIGO Lite
- Relatórios mensais de IVA, excluindo o WIGO Lite
- Relatórios trimestrais do OSS, excluindo o WIGO Lite e o Basic
- Registo e gestão dos trabalhadores da empresa (incluindo o proprietário da empresa) no Registo de Emprego oficial, excluindo o WIGO Lite
- Submissão de relatórios ao Statistics Portugal, excluindo o WIGO Lite e o Basic
- Notificações de alterações fiscais ou outras alterações relevantes na lei, com instruções, se necessário
Como único membro do conselho, detém a responsabilidade última pela conformidade legal global da sua empresa. É de extrema importância que exista confiança entre o nosso cliente, e a WIGO, enquanto prestador de serviços.
Garantimos que a nossa contabilidade e conformidade são executadas corretamente através da implementação das melhores práticas e procedimentos. Mantemo-nos atualizados com as leis e regulamentações, e temos contacto regular com as autoridades para garantir que as práticas contabilísticas da WIGO estejam em conformidade.
Se, a qualquer momento, cometer erros pontuais, as autoridades normalmente permitirão que corrija os equívocos e não será multado. No entanto, se tentar ocultar impostos ou evitar processos legais, será responsabilizado e punido conforme necessário.
Pode entrar em contacto connosco enviando um e-mail para geral@wigo.pt. Responderemos assim que possível, mas garantidamente num prazo máximo de dois dias.
- Informação essencial da WIGO
Sim, fazemos. Uma vez que tenha a sua situação regularizada connosco e esteja autenticado, poderá visualizar os dados da sua empresa através de uma interface que chamamos de self-service. No self-service, pode criar e enviar faturas diretamente aos seus clientes e também carregar documentos de despesas. Terá uma visão geral de todas as transações da sua empresa (entradas e saídas) e saldos bancários em tempo real.
Também terá uma visão geral de todos os documentos da sua empresa e poderá registar as suas viagens de negócios.
Sim.
No entanto, há alguns pontos a ter em mente:
Apenas indivíduos são aceites como acionistas adicionais.
Como a WIGO não possui competência nem ferramentas suficientes para ajudar no processo de adição de um novo acionista, é necessário encontrar um prestador de serviços jurídicos ou no notário para auxiliar no processo.
Múltiplos acionistas são permitidos apenas nos nossos planos de preços Standard e Pro.
As principais razões pelas quais não oferecemos suporte à venda de bens físicos são:
- A WIGO não possui conhecimento suficiente nesse campo, pois é uma área complexa com várias regulamentações e leis.
- Possui um sistema de IVA da União Europeia mais complexo do que o padrão.
- Exige funcionalidades adicionais, como controle de inventário.
- O nosso maior desafio em relação ao suporte para bens físicos e drop-shipping é a implementação do ponto de vista da prestação de serviços. É incrivelmente diferente do nosso foco atual. Recebemos muitos pedidos para esse tipo de negócio e vemos uma lacuna que pode ser preenchida, mas para ser claro sobre as expectativas, é improvável que a WIGO lance este serviço num futuro próximo.
Sim. No entanto, os serviços de Impressão por Demanda são permitidos apenas se receber pagamentos de royalties e não precisar de manter inventário.
Aqui está o fluxo de trabalho para usar este modelo:
- O cliente da WIGO faz o upload do seu design para a plataforma e personaliza produtos.
- O cliente final compra o produto na plataforma.
- O cliente então recebe um pagamento de royalties pelas vendas no final do mês.
Neste caso, os clientes da WIGO estão apenas a vender o serviço digital (design) e não vão vender diretamente bens físicos aos clientes finais. As vendas, impressão e envio são todas tratadas pelas plataformas suportadas pela WIGO.
Aqui está a lista das plataformas suportadas:
- Redbubble
- Society6
- Merch by Amazon
- Amazon Kindle Direct Publishing
- Spreadshirt
- Spring
- Teepublic
Sim. No entanto, os serviços de Impressão por Demanda são permitidos apenas se receber pagamentos de royalties e não precisar de manter inventário.
Aqui está o fluxo de trabalho para usar este modelo:
- O cliente da WIGO faz o upload do seu design para a plataforma e personaliza produtos.
- O cliente final compra o produto na plataforma.
- O cliente então recebe um pagamento de royalties pelas vendas no final do mês.
Neste caso, os clientes da WIGO estão apenas a vender o serviço digital (design) e não vão vender diretamente bens físicos aos clientes finais. As vendas, impressão e envio são todas tratadas pelas plataformas suportadas pela WIGO.
Aqui está a lista das plataformas suportadas:
- Redbubble
- Society6
- Merch by Amazon
- Amazon Kindle Direct Publishing
- Spreadshirt
- Spring
- Teepublic
Um serviço profissional é um serviço que exige conhecimento e habilidade especializados, geralmente de natureza mental ou intelectual. É um serviço entregue ao cliente com uma intervenção ou envolvimento humano significativo.
Exemplos de serviços profissionais:
- Consultoria
- Webinars ao vivo
- Design web
- Arquitetura de marca (incluindo criação de logotipos, slogans, etc.)
- Desenvolvimento e estratégia de conteúdo
- Fotografia ou qualquer outro conteúdo individualmente encomendado enviado em formato digital
- Desenvolvimento e design de software
- Serviços de tradução
- Cursos educacionais ou profissionais
- Pagamentos/Subscrições
Consoante o plano, irá pagar a seguinte taxa mensal:
- Freelancer: €19.90
- Pequena Empresa: €69.90
Consulte os nossos planos para ver a comparação completa dos nossos produtos e funcionalidades.
Nota: Os preços estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.
De tempos a tempos, os utilizadores da WIGO necessitam de serviços adicionais para os ajudar a gerir os seus negócios de forma mais eficaz. Na WIGO, ficaremos mais do que felizes em ajudar com estes serviços mediante uma taxa razoável.
- Cartão de registo com dados gerais e pessoais: €19
- Lista de beneficiários efetivos: €19
- Cartão de registo com histórico completo: €19
- Certificado de residência e responsabilidade fiscal: €29
- Certificado de registo como sujeito passivo de IVA: €29
- Certificado de ausência de dívidas fiscais: €29
- Registo do número EORI (apenas para operações aduaneiras): €29
- Certificado de imposto sobre o rendimento pago sobre dividendos distribuídos: €49
- Submissão de pedido de parcelamento de dívidas fiscais: €49
- Alteração do nome da empresa: €49 + taxa estatal (€25)
- Adição de um membro adicional do conselho: €49 + taxa estatal (€25)
- Registo de capital social: €49 + taxa estatal (€25)
- Alterações no capital social: €49 + taxa estatal (€25)
- Adição de certificado notarial: €19
- Adição de uma apostila: €49
- Formação de uma reserva voluntária de capitais próprios: €99
- Correção de declaração de documentos em falta: €100
- Tradução juramentada para os Estatutos: €149
- Assistência na auditoria dos relatórios anuais da empresa: €60/hora
- Será adicionada uma taxa postal se forem necessários documentos originais.
O IVA de 20% será adicionado a todos os preços mencionados acima. Para encomendar qualquer destes serviços, por favor, contacte-nos em geral@wigo.pt.