FAQ’s – Contabilidade

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Que possibilidades a WIGO oferece?

A WIGO oferece todos os elementos para gerir uma empresa com facilidade.

O serviço self-service da WIGO permite que você:

  • Emita e envie faturas
  • Registe despesas
  • Acompanhe o saldo de despesas pessoais
  • Registe viagens de negócios
  • Monitore as transações da sua empresa

Cuidamos da sua contabilidade e lidamos com os impostos e relatórios anuais. Terá um ponto de contato dedicado na WIGO, e estamos sempre a um e-mail de distância caso tenha alguma pergunta.

Como proprietário do seu negócio, será necessário informar-nos sobre as contas bancárias e formas de pagamento relacionados à sua empresa. Pelo menos uma vez por mês, irá imitir faturas de vendas e carregará documentos de despesas para que possamos manter sua contabilidade em ordem. Tudo isso é facilmente feito no painel da WIGO.

Que tipo de atividades comerciais a WIGO suporta?

Atualmente, apoiamos clientes que estão a operar um negócio, tais como:

  • Freelancers e contratados que atuam como prestadores de serviços profissionais, por exemplo, desenvolvedores de software, especialistas em TI, consultores de negócios, especialistas em marketing e vendas, designers, tradutores ou similares.
  • Fornecedores de software embalado e SaaS (Software as a Service).
  • Serviços online baseados em subscrição.
  • Desenvolvedores de aplicativos móveis e jogos.

Atualmente, não oferecemos suporte a empresas envolvidas na compra e venda de bens físicos, incluindo dropshipping e Amazon FBA. Também não podemos dar suporte a atividades comerciais que exijam licença em Portugal, como serviços financeiros, agências de viagens, jogos de apostas, venda de álcool, etc. No momento, a WIGO também não oferece suporte a empresas que lidam com criptomoedas ou que realizam ICOs para obter financiamento.

Quais são as atividades de conformidade executadas pela WIGO em nome da minha empresa?

A WIGO executa as seguintes atividades em nome da sua empresa:

  • Relatórios anuais
  • Relatórios mensais de impostos sobre salários, excluindo Wigo Lite
  • Pedido e registo do seu número de IVA, excluindo o WIGO Lite
  • Relatórios mensais de IVA, excluindo o WIGO Lite
  • Relatórios trimestrais do OSS, excluindo o WIGO Lite e o Basic
  • Registo e gestão dos trabalhadores da empresa (incluindo o proprietário da empresa) no Registo de Emprego oficial, excluindo o WIGO Lite
  • Submissão de relatórios ao Statistics Portugal, excluindo o WIGO Lite e o Basic
  • Notificações de alterações fiscais ou outras alterações relevantes na lei, com instruções, se necessário
Quem é responsável pela conformidade da minha empresa?

Como único membro do conselho, detém a responsabilidade última pela conformidade legal global da sua empresa. É de extrema importância que exista confiança entre o nosso cliente, e a WIGO, enquanto prestador de serviços.

Garantimos que a nossa contabilidade e conformidade são executadas corretamente através da implementação das melhores práticas e procedimentos. Mantemo-nos atualizados com as leis e regulamentações, e temos contacto regular com as autoridades para garantir que as práticas contabilísticas da WIGO estejam em conformidade.

Se, a qualquer momento, cometer erros pontuais, as autoridades normalmente permitirão que corrija os equívocos e não será multado. No entanto, se tentar ocultar impostos ou evitar processos legais, será responsabilizado e punido conforme necessário.

Como posso entrar em contato com a WIGO?

Pode entrar em contacto connosco enviando um e-mail para geral@wigo.pt. Responderemos assim que possível, mas garantidamente num prazo máximo de dois dias.

A WIGO possui uma interface onde posso ver uma visão geral da minha empresa?

Sim, fazemos. Uma vez que tenha a sua situação regularizada connosco e esteja autenticado, poderá visualizar os dados da sua empresa através de uma interface que chamamos de self-service. No self-service, pode criar e enviar faturas diretamente aos seus clientes e também carregar documentos de despesas. Terá uma visão geral de todas as transações da sua empresa (entradas e saídas) e saldos bancários em tempo real.

Também terá uma visão geral de todos os documentos da sua empresa e poderá registar as suas viagens de negócios.

A WIGO permite vários acionistas?

Sim.

No entanto, há alguns pontos a ter em mente:

Apenas indivíduos são aceites como acionistas adicionais.

Como a WIGO não possui competência nem ferramentas suficientes para ajudar no processo de adição de um novo acionista, é necessário encontrar um prestador de serviços jurídicos ou no notário para auxiliar no processo.

Múltiplos acionistas são permitidos apenas nos nossos planos de preços Standard e Pro.

Por que não posso vender produtos físicos com a WIGO?

As principais razões pelas quais não oferecemos suporte à venda de bens físicos são:

  • A WIGO não possui conhecimento suficiente nesse campo, pois é uma área complexa com várias regulamentações e leis.
  • Possui um sistema de IVA da União Europeia mais complexo do que o padrão.
  • Exige funcionalidades adicionais, como controle de inventário.
  • O nosso maior desafio em relação ao suporte para bens físicos e drop-shipping é a implementação do ponto de vista da prestação de serviços. É incrivelmente diferente do nosso foco atual. Recebemos muitos pedidos para esse tipo de negócio e vemos uma lacuna que pode ser preenchida, mas para ser claro sobre as expectativas, é improvável que a WIGO lance este serviço num futuro próximo.
A WIGO permite serviços de Impressão sob Demanda?

Sim. No entanto, os serviços de Impressão por Demanda são permitidos apenas se receber pagamentos de royalties e não precisar de manter inventário.

Aqui está o fluxo de trabalho para usar este modelo:

  • O cliente da WIGO faz o upload do seu design para a plataforma e personaliza produtos.
  • O cliente final compra o produto na plataforma.
  • O cliente então recebe um pagamento de royalties pelas vendas no final do mês.

Neste caso, os clientes da WIGO estão apenas a vender o serviço digital (design) e não vão vender diretamente bens físicos aos clientes finais. As vendas, impressão e envio são todas tratadas pelas plataformas suportadas pela WIGO.

Aqui está a lista das plataformas suportadas:

  • Redbubble
  • Society6
  • Merch by Amazon
  • Amazon Kindle Direct Publishing
  • Spreadshirt
  • Spring
  • Teepublic
O que é um serviço digital?

Sim. No entanto, os serviços de Impressão por Demanda são permitidos apenas se receber pagamentos de royalties e não precisar de manter inventário.

Aqui está o fluxo de trabalho para usar este modelo:

  • O cliente da WIGO faz o upload do seu design para a plataforma e personaliza produtos.
  • O cliente final compra o produto na plataforma.
  • O cliente então recebe um pagamento de royalties pelas vendas no final do mês.

Neste caso, os clientes da WIGO estão apenas a vender o serviço digital (design) e não vão vender diretamente bens físicos aos clientes finais. As vendas, impressão e envio são todas tratadas pelas plataformas suportadas pela WIGO.

Aqui está a lista das plataformas suportadas:

  • Redbubble
  • Society6
  • Merch by Amazon
  • Amazon Kindle Direct Publishing
  • Spreadshirt
  • Spring
  • Teepublic
O que é um serviço profissional?

Um serviço profissional é um serviço que exige conhecimento e habilidade especializados, geralmente de natureza mental ou intelectual. É um serviço entregue ao cliente com uma intervenção ou envolvimento humano significativo.

Exemplos de serviços profissionais:

  • Consultoria
  • Webinars ao vivo
  • Design web
  • Arquitetura de marca (incluindo criação de logotipos, slogans, etc.)
  • Desenvolvimento e estratégia de conteúdo
  • Fotografia ou qualquer outro conteúdo individualmente encomendado enviado em formato digital
  • Desenvolvimento e design de software
  • Serviços de tradução
  • Cursos educacionais ou profissionais
Quais são os valores mensais dos planos da WIGO?

Consoante o plano, irá pagar a seguinte taxa mensal:

  • Freelancer​​: €19.90
  • Pequena Empresa​: €69.90

Consulte os nossos planos para ver a comparação completa dos nossos produtos e funcionalidades.

Nota: Os preços estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.

Que serviços adicionais podem ser realizados pela WIGO?

De tempos a tempos, os utilizadores da WIGO necessitam de serviços adicionais para os ajudar a gerir os seus negócios de forma mais eficaz. Na WIGO, ficaremos mais do que felizes em ajudar com estes serviços mediante uma taxa razoável.

  • Cartão de registo com dados gerais e pessoais: €19
  • Lista de beneficiários efetivos: €19
  • Cartão de registo com histórico completo: €19
  • Certificado de residência e responsabilidade fiscal: €29
  • Certificado de registo como sujeito passivo de IVA: €29
  • Certificado de ausência de dívidas fiscais: €29
  • Registo do número EORI (apenas para operações aduaneiras): €29
  • Certificado de imposto sobre o rendimento pago sobre dividendos distribuídos: €49
  • Submissão de pedido de parcelamento de dívidas fiscais: €49
  • Alteração do nome da empresa: €49 + taxa estatal (€25)
  • Adição de um membro adicional do conselho: €49 + taxa estatal (€25)
  • Registo de capital social: €49 + taxa estatal (€25)
  • Alterações no capital social: €49 + taxa estatal (€25)
  • Adição de certificado notarial: €19
  • Adição de uma apostila: €49
  • Formação de uma reserva voluntária de capitais próprios: €99
  • Correção de declaração de documentos em falta: €100
  • Tradução juramentada para os Estatutos: €149
  • Assistência na auditoria dos relatórios anuais da empresa: €60/hora
  • Será adicionada uma taxa postal se forem necessários documentos originais.

O IVA de 20% será adicionado a todos os preços mencionados acima. Para encomendar qualquer destes serviços, por favor, contacte-nos em geral@wigo.pt.