FAQs | Contabilidade
Como Podemos
Ajudar?
Relatório
- Relatórios Anuais
Como proprietário de empresa, sim, é necessário. A WIGO realiza o relatório anual como parte dos nossos planos.
Enviar o relatório anual anualmente é obrigatório, mesmo que a sua empresa não tenha tido atividade durante o ano financeiro.
Portanto, tudo o que precisa fazer é fazer o upload dos seus documentos de despesas e criar faturas de vendas todos os meses, e nós cuidaremos do resto.
Para conferir e assinar digitalmente o relatório anual, siga as etapas abaixo:
- Faça login no portal do Registo Empresarial com o seu cartão de identificação digital, Mobile-ID ou Smart-ID.
- No menu inferior, selecione ‘Painel’ e depois ‘Minhas Empresas’.
- Clique no nome da sua empresa e, na seção ‘Proprietários Beneficiários’, verifique se a informação está designada corretamente ou corrija os dados, se necessário.
- Em seguida, no menu principal acima, escolha ‘Envio de relatório’.
- Encontre sua empresa na lista ‘Relatórios incompletos’ (o status do relatório deve ser ‘Verificado’) e clique em ‘ver’.
- Role até o final da página e clique em ‘Próximo’ para prosseguir com a assinatura do relatório.
- Preencha o campo ‘A data de conclusão da preparação do relatório anual é’ com a data de assinatura e clique em ‘Salvar’.
- Clique em ‘Adicionar assinatura digital ao relatório’. Observe que não é necessário inserir nada na caixa de ‘resolução’.
- Selecione ‘Por favor, assine o relatório’ e, finalmente, clique em ‘Assinar o documento’. Agora, você precisará de um código PIN2 para assinar.
- E é isso! Nós completaremos as etapas finais e a submissão do relatório. Informaremos você assim que o relatório for enviado.
Se encontrar algum problema com o software ou uso eletrônico do seu cartão de identificação, consulte nossos artigos de perguntas frequentes da WIGO aqui. Se ainda não conseguir resolver o problema, consulte o site www.id.ee, que é o principal canal de informação e suporte para o cartão de identificação. Você pode entrar em contato diretamente com o Centro de Ajuda do ID por meio do formulário aqui ou entrar em contato com o suporte ao cliente deles.
Se não conseguir assinar digitalmente o seu relatório anual, entre em contato connosco através do email geral@wigo.pt
Para extrair os saldos das contas bancárias, podem ser utilizadas as seguintes orientações. Note que estas informações são baseadas nos dados atualmente disponíveis nos websites dos fornecedores bancários e podem sofrer alterações quando as configurações são atualizadas.
LHV
- Acesse o LHV e selecione o Resumo.
- Escolha o período do resumo na parte superior da página (31 de dezembro de 20XX).
- Clique no ícone da impressora e salve o resumo em formato PDF.
WISE
- Vá para a página de Saldos da conta WISE.
- Selecione uma conta em moeda (por exemplo, EUR), clique em Mais e depois em Extratos.
- Escolha o período correto do extrato, o tipo de extrato como Extrato de saldo com taxas separadas e o formato do arquivo como PDF e/ou CSV.
- Clique em Download.
- Se tiver mais de uma conta em moeda, repita os passos 2 e 4 para cada conta!
PAYPAL
- Vá para Atividade.
- Clique em Extratos à esquerda da página, e depois clique em Personalizado.
- Selecione o tipo de transação, o intervalo de datas e o formato do arquivo (PDF e/ou CSV).
- Clique em Criar Relatório.
- Quando o relatório estiver pronto, clique em Download.
STRIPE
- Vá para o Stripe e selecione Relatórios.
- Escolha Relatórios Financeiros e Saldo.
- Escolha o período correto do extrato da conta (por exemplo, ‘Último ano’) e fuso horário (UTC).
- Imprima o relatório em PDF.
HOLVI
- Vá para o Holvi, selecione Relatórios e Extrato de Conta.
- Escolha o período correto do extrato da conta.
- Clique em Formato PDF.
REVOLUT
- Vá para o Revolut e selecione a guia Contas.
- Clique nos três pontos no lado direito da tela.
- Escolha Obter extrato de saldos.
PAYONEER
- Vá para o Payoneer e selecione Atividade.
- Escolha no menu suspenso Transações.
- Em Todas as transações, selecione a data desejada.
- No menu suspenso Balanços, selecione a conta ou moeda que deseja visualizar.
- Por fim, no canto superior direito da seção Todas as transações, clique no ícone de arquivo PDF e/ou CSV.
PAYSERA
- Vá para Paysera CONTAS E CARTÕES.
- Selecione Extrato de Conta.
- Escolha o período correto do extrato da conta (preencha ‘De’ e ‘Para’).
- Clique em Mostrar e faça o download nos formatos PDF e ISO 20022 (XML).
WAMO
- No seu painel inicial, vá para Declarações no lado esquerdo.
- Selecione Extrato de Conta.
- Escolha o tipo de arquivo desejado (PDF e/ou CSV), a subconta do extrato e o período desejado.
AIRWALLEX
Para baixar os extratos de conta, utilize as orientações da Airwallex no site deles https://help.airwallex.com/hc/en-gb/articles/4403886859033-How-do-I-access-an-account-statement-
Conforme o Código Comercial (§ 176), o patrimônio líquido da sua sociedade anónima não deve ficar abaixo da metade do capital social da empresa. Se este critério não for atendido, ocorre uma situação chamada de “insuficiência patrimonial”.
O valor do património líquido da sua empresa (capital próprio total) é revisto pela Conservatória, pelo menos uma vez por ano – geralmente acontece após a apresentação do relatório anual ao registro. Se o valor do patrimônio líquido total no relatório anual não estiver em conformidade com os requisitos estabelecidos pelo Código Comercial, as atividades planeadas para resolver a situação de insuficiência patrimonial devem ser descritas no relatório de gestão (um apêndice do relatório anual). Se a empresa deixar de notificar a Conservatória, sobre seus planos futuros em relação ao património, ou se a explicação não for considerada suficiente, poderá receber uma carta de advertência lembrando sobre a situação e solicitando explicações adicionais.
Aqui está um exemplo ilustrativo do que constitui o patrimônio líquido total e como seu valor é calculado. No caso abaixo, o capital social da empresa é de 2500 euros. A empresa teve uma perda líquida de 1000 euros durante o primeiro ano financeiro (Ano 1) e o acionista não fez a contribuição de capital. No segundo ano (Ano 2), o capital social de 2500 euros foi pago pelo acionista, e o resultado financeiro da empresa foi um lucro líquido de 500 euros:
Património (Ano 1): | | Património (Ano 2): |
|
Capital emitido | 2500 EUR | Capital emitido | 2500 EUR |
Capital não pago | -2500 EUR | Capital não pago | 0 EUR |
Resultados acumulados (prejuízo)* | 0 EUR | 0 EUR Resultados acumulados (prejuízo) | -1000 EUR |
Lucro (prejuízo) anual | -1000 EUR | Lucro (prejuízo) anual | 500 EUR |
Património total | -1000 EUR | Património total | 2000 EUR |
*O lucro ou prejuízo acumulado dos anos financeiros anteriores.
De acordo com a nossa experiência anterior, a situação de insuficiência patrimonial parece ser tolerada pelo registro (Conservatória) nos primeiros anos após a criação. Pode receber uma carta de advertência após a apresentação do relatório anual, mas geralmente é destinada a chamar a atenção para o problema e informar que verificarão novamente o estado do patrimônio da sua empresa no próximo ano.
No entanto, se o requisito de patrimônio não for atendido por vários anos consecutivos, com base na nossa experiência, a Conservatória pode emitir uma regulamentação obrigando-o como acionista a tomar medidas concretas, o que geralmente significa contribuições monetárias ou não monetárias adicionais. As diferentes medidas para eliminar a situação de insuficiência patrimonial são descritas na Lei Comercial (§ 176 Redução de ativos).