FAQs – Contabilidade – Relatório

FAQs | Contabilidade

Como Podemos

Ajudar?

Relatório

É necessário realizar relatórios anuais?

Como proprietário de empresa, sim, é necessário. A WIGO realiza o relatório anual como parte dos nossos planos.

Enviar o relatório anual anualmente é obrigatório, mesmo que a sua empresa não tenha tido atividade durante o ano financeiro.

Portanto, tudo o que precisa fazer é fazer o upload dos seus documentos de despesas e criar faturas de vendas todos os meses, e nós cuidaremos do resto.

Como posso assinar o relatório anual?

Para conferir e assinar digitalmente o relatório anual, siga as etapas abaixo:

  1. Faça login no portal do Registo Empresarial com o seu cartão de identificação digital, Mobile-ID ou Smart-ID.
  2. No menu inferior, selecione ‘Painel’ e depois ‘Minhas Empresas’.
  3. Clique no nome da sua empresa e, na seção ‘Proprietários Beneficiários’, verifique se a informação está designada corretamente ou corrija os dados, se necessário.
  4. Em seguida, no menu principal acima, escolha ‘Envio de relatório’.
  5. Encontre sua empresa na lista ‘Relatórios incompletos’ (o status do relatório deve ser ‘Verificado’) e clique em ‘ver’.
  6. Role até o final da página e clique em ‘Próximo’ para prosseguir com a assinatura do relatório.
  7. Preencha o campo ‘A data de conclusão da preparação do relatório anual é’ com a data de assinatura e clique em ‘Salvar’.
  8. Clique em ‘Adicionar assinatura digital ao relatório’. Observe que não é necessário inserir nada na caixa de ‘resolução’.
  9. Selecione ‘Por favor, assine o relatório’ e, finalmente, clique em ‘Assinar o documento’. Agora, você precisará de um código PIN2 para assinar.
  10. E é isso! Nós completaremos as etapas finais e a submissão do relatório. Informaremos você assim que o relatório for enviado.

Se encontrar algum problema com o software ou uso eletrônico do seu cartão de identificação, consulte nossos artigos de perguntas frequentes da WIGO aqui. Se ainda não conseguir resolver o problema, consulte o site www.id.ee, que é o principal canal de informação e suporte para o cartão de identificação. Você pode entrar em contato diretamente com o Centro de Ajuda do ID por meio do formulário aqui ou entrar em contato com o suporte ao cliente deles.

Se não conseguir assinar digitalmente o seu relatório anual, entre em contato connosco através do email geral@wigo.pt

Como extrair saldos de conta bancária?

Para extrair os saldos das contas bancárias, podem ser utilizadas as seguintes orientações. Note que estas informações são baseadas nos dados atualmente disponíveis nos websites dos fornecedores bancários e podem sofrer alterações quando as configurações são atualizadas.

LHV

  1. Acesse o LHV e selecione o Resumo.
  2. Escolha o período do resumo na parte superior da página (31 de dezembro de 20XX).
  3. Clique no ícone da impressora e salve o resumo em formato PDF.

WISE

  1. Vá para a página de Saldos da conta WISE.
  2. Selecione uma conta em moeda (por exemplo, EUR), clique em Mais e depois em Extratos.
  3. Escolha o período correto do extrato, o tipo de extrato como Extrato de saldo com taxas separadas e o formato do arquivo como PDF e/ou CSV.
  4. Clique em Download.
  5. Se tiver mais de uma conta em moeda, repita os passos 2 e 4 para cada conta!

PAYPAL

  1. Vá para Atividade.
  2. Clique em Extratos à esquerda da página, e depois clique em Personalizado.
  3. Selecione o tipo de transação, o intervalo de datas e o formato do arquivo (PDF e/ou CSV).
  4. Clique em Criar Relatório.
  5. Quando o relatório estiver pronto, clique em Download.

STRIPE

  1. Vá para o Stripe e selecione Relatórios.
  2. Escolha Relatórios Financeiros e Saldo.
  3. Escolha o período correto do extrato da conta (por exemplo, ‘Último ano’) e fuso horário (UTC).
  4. Imprima o relatório em PDF.

HOLVI

  1. Vá para o Holvi, selecione Relatórios e Extrato de Conta.
  2. Escolha o período correto do extrato da conta.
  3. Clique em Formato PDF.

REVOLUT

  1. Vá para o Revolut e selecione a guia Contas.
  2. Clique nos três pontos no lado direito da tela.
  3. Escolha Obter extrato de saldos.

PAYONEER

  1. Vá para o Payoneer e selecione Atividade.
  2. Escolha no menu suspenso Transações.
  3. Em Todas as transações, selecione a data desejada.
  4. No menu suspenso Balanços, selecione a conta ou moeda que deseja visualizar.
  5. Por fim, no canto superior direito da seção Todas as transações, clique no ícone de arquivo PDF e/ou CSV.

PAYSERA

  1. Vá para Paysera CONTAS E CARTÕES.
  2. Selecione Extrato de Conta.
  3. Escolha o período correto do extrato da conta (preencha ‘De’ e ‘Para’).
  4. Clique em Mostrar e faça o download nos formatos PDF e ISO 20022 (XML).

WAMO

  1. No seu painel inicial, vá para Declarações no lado esquerdo.
  2. Selecione Extrato de Conta.
  3. Escolha o tipo de arquivo desejado (PDF e/ou CSV), a subconta do extrato e o período desejado.

AIRWALLEX

Para baixar os extratos de conta, utilize as orientações da Airwallex no site deles https://help.airwallex.com/hc/en-gb/articles/4403886859033-How-do-I-access-an-account-statement-

O que é uma situação de insuficiência patrimonial?

Conforme o Código Comercial (§ 176), o patrimônio líquido da sua sociedade anónima não deve ficar abaixo da metade do capital social da empresa. Se este critério não for atendido, ocorre uma situação chamada de “insuficiência patrimonial”.

O valor do património líquido da sua empresa (capital próprio total) é revisto pela Conservatória, pelo menos uma vez por ano – geralmente acontece após a apresentação do relatório anual ao registro. Se o valor do patrimônio líquido total no relatório anual não estiver em conformidade com os requisitos estabelecidos pelo Código Comercial, as atividades planeadas para resolver a situação de insuficiência patrimonial devem ser descritas no relatório de gestão (um apêndice do relatório anual). Se a empresa deixar de notificar a Conservatória, sobre seus planos futuros em relação ao património, ou se a explicação não for considerada suficiente, poderá receber uma carta de advertência lembrando sobre a situação e solicitando explicações adicionais.

Aqui está um exemplo ilustrativo do que constitui o patrimônio líquido total e como seu valor é calculado. No caso abaixo, o capital social da empresa é de 2500 euros. A empresa teve uma perda líquida de 1000 euros durante o primeiro ano financeiro (Ano 1) e o acionista não fez a contribuição de capital. No segundo ano (Ano 2), o capital social de 2500 euros foi pago pelo acionista, e o resultado financeiro da empresa foi um lucro líquido de 500 euros:

Património (Ano 1):

Património (Ano 2):

 

Capital emitido 

2500 EUR

Capital emitido

2500 EUR

Capital não pago

-2500 EUR

Capital não pago

0 EUR

Resultados acumulados (prejuízo)*

0 EUR

0 EUR Resultados acumulados (prejuízo)

-1000 EUR

Lucro (prejuízo) anual

-1000 EUR

Lucro (prejuízo) anual

500 EUR

Património total  

-1000 EUR

Património total

2000 EUR

*O lucro ou prejuízo acumulado dos anos financeiros anteriores.

De acordo com a nossa experiência anterior, a situação de insuficiência patrimonial parece ser tolerada pelo registro (Conservatória) nos primeiros anos após a criação. Pode receber uma carta de advertência após a apresentação do relatório anual, mas geralmente é destinada a chamar a atenção para o problema e informar que verificarão novamente o estado do patrimônio da sua empresa no próximo ano.

No entanto, se o requisito de patrimônio não for atendido por vários anos consecutivos, com base na nossa experiência, a Conservatória pode emitir uma regulamentação obrigando-o como acionista a tomar medidas concretas, o que geralmente significa contribuições monetárias ou não monetárias adicionais. As diferentes medidas para eliminar a situação de insuficiência patrimonial são descritas na Lei Comercial (§ 176 Redução de ativos).