FAQs | wigo software
Como Podemos
Ajudar?
Recursos Humanos
1. Aceder ao portal Recursos Humanos, menu Ficha do Colaborador;
2. Clicar sobre o funcionário que pretende consultar;
3. Selecionar a opção Histórico de dados;
4. Por fim, selecionar o registo que quer visualizar.
1. Aceder ao portal Recursos Humanos, menu Ficha de colaboradores;
2. Selecionar a opção novo;
3. Preencher os dados da ficha (os campos a vermelho são de preenchimento obrigatório);
4. Por fim, clicar em Guardar.
1. Aceder ao portal Recursos Humanos, menu Consultas;
2. Aqui tem disponivel vários tipos de listagens:
- Folha de ordenados;
- Listagens de estatísticas de vencimento;
- Listagem de dados de colaboradores;
- Listagem de Encargos;
- Listagens de controlo de IRS.
1. Aceder ao portal Recursos Humanos, menu Ferramentas > Cópia Abonos/Descontos;
2. Clicar em Avançar;
3. Indicar o Tipo, escolher o código de Abono/Desconto, selecionar a opção cópia de cruzamentos e integração de salários caso pretenda copiar os cruzamentos e a configuração da integração. Por ultimo deve selecionar as empresas para o qual quer copiar o abono/desconto;
4.Em seguida, clicar em Avançar
Nota: A descrição indica se o abono/desconto já existe no destino.
5. Validar se está tudo correto e selecionar as empresas;
6. Por fim, fazer Avançar.
1. Aceder ao portal Recursos Humanos, menu Consultas > Listagem de Estatísticas de Vencimentos;
Nota: Pode consultar várias listagens disponíveis clicando em Listagens;
2. Selecionar a Data de Processamento e o Cód. Empregado;
3. Escolher a Empresa que pretende analisar;
4. Por fim, pode Pré-visualizar, Transferir ou Imprimir os dados.
1. Aceder ao portal Recursos Humanos, menu Consultas > Listagem de Controlo de IRS;
Nota: Pode consultar várias listagens disponíveis clicando em Listagens;
2. Selecionar a Empresa que pretende analisar;
3. Por fim, pode Pré-visualizar, Transferir ou Imprimir os dados.
1. Aceder ao portal Recursos Humanos, menu Abonos/Descontos > Abono
2. Clicar em Novo > Gerar Novo Abono;
3. Selecionar a Categoria (Despesas de teletrabalho), preencher o Limite e fazer Avançar;
4. Introduzir nome, descrição e validar os restantes campos;
5. Após validado clicar em gerar;
Nota: Caso pretenda pode alterar o Código de abono sugerido.
6. Por fim, clicar em Guardar;
1. Identificar a tabela de IRS;
2. Encontrar o escalão correspondente à remuneração mensal bruta por forma a identificar: a Taxa marginal, a Parcela a abater e a Parcela adicional por dependente;
3. Calcular a retenção mensal pela fórmula:
(Remuneração mensal (R) x Taxa marginal máxima) – Parcela a abater – (Parcela a abater por dependente x nº
dependentes)
Ao gerar um processamento de salários (ver FAQ. Processamento Salarial) conseguirá obter o processamento pelo novo formato de cálculo de retenção de IRS.
1. Aceder ao portal Recursos Humanos, menu Ficha do Colaborador;
2. Clicar sobre o funcionário que pretende consultar/editar;
3. Selecionar a opção Editar;
4. Proceder a respetiva alteração;
5. Por fim, fazer Guardar.
Nota: Ao guardar pode alterar o registo existente ou criar um novo registo de cadastro.
1. Aceder ao portal Recursos Humanos, menu Ficha de Colaboradores > Filtro;
2. Selecionar o filtro Ativo para visualizar os colaboradores ativos;
3. Para pesquisar os colaboradores inativos tem de limpar filtros;
4. Por fim, pode usar a pesquisa.
1. Dados Manuais, são utilizados para recolher dados que são variáveis mensalmente;
2. Dados Fixos, são utilizados para recolher dados que tem alguma periodicidade, ou seja, dados que se repetem de forma igual em pelo menos dois meses.
1. Aceder ao portal Recursos Humanos, menu Recolha de Dados > Dados Manuais;
2. Clicar em Novo;
3. Selecionar o tipo de processamento;
4. Clicar em avançar;
5. Selecionar o empregado, introduzir o abono/desconto, data de evento, quantidade e valor;
6. Por fim, clicar em Guardar;
1. Aceder ao portal Recursos Humanos, menu Recolha de Dados > Dados Fixos;
2. Clicar em Novo;
3. Selecionar o tipo de processamento;
4. Clicar em avançar;
5. Selecionar o empregado, introduzir o abono/desconto, data de início e fim da recolha, quantidade e valor;
6. Por fim, clicar em Guardar.
1. Aceder ao portal Recursos Humanos, menu Recolha de Dados > Utilização Viatura de Entidade Patronal;
2. Clicar em Novo;
3. Escolher o Tipo de processamento;
4. Selecionar o empregado, introduzir o abono, valor de aquisição e valor de marcado da viatura;
5. Por fim, clicar em Guardar.
1. Aceder ao portal Recursos Humanos, menu Consultas > Declaração Artº119 CIRS;
2. Selecionar a listagem pretendida;
3. No filtro, pode definir se quer pesquisar por: Colaboradores, Prestadores Serviços ou Ambos;
Nota:
- Se estiver no portal RH, fica selecionado por defeito os Colaboradores.
4. Em seguida, escolher o intervalo de data, o(s) empregado(s)a, e selecionar a(s) empresa(s) que pretende visualizar;
5. Por fim, clicar em pré-visualizar.
Nota: Pode transferir ou imprimir os documentos pré-visualizados.
1. Aceder ao portal Recursos Humanos, menu Recolha de Dados > Gerar Cessação de Contrato;
2. Preencher os campos data de cessação, código de empregado e entidade que faz cessar o contrato;
3. Verificar os dados devolvidos automaticamente, altere caso pretenda, clicar em Calcular Valor;
Nota: O resultado da simulação consta na parte inferior do quadro em Valores do Cálculo;
4. Para fazer a recolha clicar em Validar/Editar Valores, aqui pode alterar (clicar no campo do valor), introduzir dados (clicar no botão +) e apagar (clicar no botão lixo),
5. Após dados validados, clicar em Guardar;
Nota: Depois de Guardar vai gerar um Registo de Cadastro na Ficha de Colaboradores como a Data e Motivo de Rescisão.
6. Por fim, efetuar o Processamento.
1. Aceder ao portal Recursos Humanos, menu Recolha de Dados > Penhoras;
2. Selecionar a opção Novo;
3. Selecionar o tipo de processamento, o código do desconto a usar para a recolha de penhora, o empregado e a data de início;
4. Indicar o valor da penhora;
5. Indicar a fração, percentagem ou valor absoluto para a penhora;
6. Pode excluir categorias de abonos e por fim clicar em Guardar.
1. Aceder ao portal Recursos Humanos, menu Recolha de Dados >Subsídio de Natal;
2. Selecionar os empregados a processar, preencha o Tipo de processamento, a Data de Referência (data para processamento) e a Data para cálculo do valor a pagar de subsídio (data até quando pretende efetuar o pagamento);
Nota: A data de cálculo do valor tem que ser igual ou superior a data de referência. A data de referência, no limite, deve ser 15 de dezembro.
3. Clicar em Processar, no quadro seguinte pode confirmar/alterar o número de dias a pagar e Guardar;
4. Por fim, efetuar o Processamento.
1. Aceder ao menu Recursos Humanos | Recolha de Dados | Subsídio de férias;
2. Selecionar os empregados a processar, preencha o Tipo de processamento, a Data de Referência (data para processamento) e a Data para cálculo do valor a pagar de subsídio (data até quando pretende efetuar o pagamento);
Nota: A data de cálculo do valor tem que ser igual ou superior a data de referência
3. Clicar em Processar, no quadro seguinte pode confirmar/alterar o número de dias a pagar e Guardar;
4. Por fim, efetuar o Processamento.
1. Aceder ao portal Recursos Humanos, menu Marcação em Calendário > Faltas;
2. Selecionar o empregado e de seguida o(s) dia(s) no mapa;
3. Escolher o tipo de falta;
4. Selecionar se é todo dia ou só intervalo de tempo, indinando a hora de início e hora fim;
5. Indicar a data para processamento ( por defeito aponta para a data do ultimo dia que estamos a marcar);
6. Por fim, clicar em Marcar.
1. Aceder ao portal Recursos Humanos, menu Marcação em Calendário > Férias;
2. Selecionar o empregado e de seguida o(s) dia(s) no mapa;
3. Selecionar se é todo dia ou só intervalo de tempo, indinando a hora de início e hora fim;
4. Por fim, clicar em Marcar.
1. Aceder ao portal Recursos Humanos, menu Processamento > Salários;
2. Clicar em Avançar;
3. Selecionar a empresa e avançar;
4. Escolher o tipo de processamento, data de início e data de fim, data de processamento, calendário;
5. Clicar em Avançar;
6. Selecionar os empregados e Avançar;
7. Por fim, clicar em Finalizar.
1. Aceda ao portal Recursos Humanos, menu Processamento > Salários;
2. Clicar em Avançar;
3. Selecionar a empresa e avançar;
4. Clicar em Processamentos Existentes, selecionar o mês que quer reprocessar;
5. Escolher o Processamento;
6. Pode reprocessar empregados, adicionar empregado(s), remover empregado(s) selecionado(s) ou consultar recibos;
1. Aceder ao portal Recursos Humanos, menu a Recolha de Dados > Dados;
2. A seguir clicar no botão Novo;
3. No tipo de processamento selecionar a opção Processamento Subsídio de Natal e fazer Avançar;
4. Identificar o colaborador no campo do Cód. Empregado e no Código de Abono selecionar a opção 600 – Subsídio de Natal;
5. Nas datas de Evento e Processamento colocar por exemplo o dia 15 de dezembro (não pode colocar o último dia do mês);
6. No campo Quantidade indicar que são 30 dias de processamento;
Nota: No quadro abaixo deve ter ativada a opção Remuneração Por Dia / 30.
7. Aceder portal dos recursos humanos, menu Processamento > Salários;
8. No separador introdução e empresas, faça Avançar;
9. No separado configuração, selecionar no campo do tipo de processamento a opção Processamento Subsídio de Natal;
10. Na Data de Processamento colocar a data de 15 de dezembro de acordo com o definiu no ponto 5 e fazer Avançar;
11. Selecionar os Empregados e fazer Avançar;
12. O processamento será executado e poderá consultar os recibos de vencimento de cada funcionário.
1. No portal de Recursos Humanos, menu Ferramentas > Simulação de Recibos;
2. Selecionar o Colaborador para qual pretende simular um recibo de vencimento;
3. Introduzir o Valor líquido a obter, isto é, o valor líquido que pretende que seja pago ao colaborador;
4. Por fim, clicar em Simula Valor Líquido.
Nota: aplicação vai mostrar o recibo de vencimento, indicando por exemplo, o valor de encargos a pagar e o valor de vencimento base.
1. Aceder ao portal Recursos Humanos, menu Recibos de Vencimento;
2. Selecionar o Ano, o Processamento, o Tipo de Listagem e os Colaboradores que pretende consultar;
3. Escolher a listagens que pretende visualizar;
Nota: Para consultar os colaboradores que pretende, clicar sobre o botão Todos os Colaboradores e selecionar o Colaborador.
1. Aceder ao portal Recursos Humanos, menu Transferências > Transferência Bancária – Vencimento;
2. Selecionar a data de processamento e clicar em Pesquisar;
3. Escolher os Empregados e clicar em Processar;
4. Selecionar o Nº Conta D/O e Guardar;
5. Aceder ao portal Recursos Humanos, menu Transferências > Pagamentos por transferência bancária;
6. Selecionar Documentos por enviar, SEPA XML, Ordenados, Data da transferência e número de conta;
7. De seguida selecionar os funcionários e clicar em Gerar Ficheiros;
8. É apresentada uma mensagem de confirmação, para continuar clicar em OK;
9. Selecionar a Data Transferência e Prioridade e Guardar;
Nota:
- O ficheiro é descarregado para a sua máquina. Para ter acesso ao mesmo deve aceder a pasta de destina e enviar o mesmo para o banco.
- Após este processo, o ficheiro passou para os Documentos Enviados – SEPA XML.
1. Aceder ao portal Recursos Humanos, menu Transferências > Transferência Bancária – Cartão/Ticket Refeição;
2. Selecionar a data de processamento e clicar em Pesquisar;
3. Escolher os Empregados e fazer Processar;
4. Selecionar o Nº Conta D/O e clicar em Guardar;
5. De seguida aceder ao portal Recursos Humanos, menu Transferências > Pagamentos por transferência bancária;
6. Selecionar Documentos por enviar, PS2, Cartão/Ticket Refeição, Data da transferência e número de conta;
7. Escolher os funcionários e clicar em Gerar Ficheiros;
NOTA:
- O ficheiro é descarregado para a sua máquina. Para ter acesso ao mesmo deve aceder a pasta de destina e enviar o mesmo para o banco;
- Após este processo, o ficheiro passou para os Documentos Enviados – PS2.
1. Aceder ao portal Recursos Humanos, menu Transferências > Manutenção de Bancos, Agências e Contas
2. Clicar no botão (+) para Adicionar banco;
3. De seguida preencher os dados do Banco;
Nota: Não esquecer de preencher o código SWIFT do banco
4. Após criar o banco, clicar sobre o mesmo para criar a agência;
5. Para criar a agência clicar em Adicionar Agência no botão (+);
6. De seguida preencher os dados da agência, clicar em OK;
Nota: Não esquecer de preencher a ID Interb. Agência,
7. Depois da agência criada tem que adicionar a conta;
8. Para adicionar a conta clicar sobre a agência e adicionar conta na botão (+);
9. De seguida preencher os dados da conta bancária e clicar em OK.
1. Aceder ao portal Recursos Humanos, menu Abonos/Descontos > Abono
2. Clicar em Novo;
3. Introduzir um novo código, selecionar o grupo, preencher o nome, descrição, selecionear arredondamento, tipo recolha, se contribui para o custo preço/hora, tipo rendimento, taxa retenção e código remuneração;
4. Por fim, clicar em Guardar;
Nota: Não esquecer de associar os cruzamentos de abonos
1. Aceda ao portal Recursos Humanos, menu Abonos/Descontos > Cruzamentos de Abono
2. Selecionar o Abono que pretender;
3. Clicar em Novo;
4. Selecionar o(s) Abono(s)/Desconto(s) que pretender cruzar com o abono em causa;
5. Indicar a percentagem de incidência e a entidade que está sujeita;
6. Por fim, clicar em Guardar;
1. Aceder ao portal Recursos Humanos, menu Abonos/Descontos > Descontos
2. Clicar em Novo;
3. Introduzir um novo código, selecionar o grupo, preencher o nome, descrição, selecionear arredondamento, tipo recolha, se contribui para o custo preço/hora, tipo rendimento, taxa retenção e código remuneração;
4. Por fim, clicar em Guardar;
Nota: Não esquecer de associar os cruzamentos de descontos
1. Aceda ao portal Recursos Humanos, menu Abonos/Descontos > Cruzamentos de descontos
2. Selecionar o Desconto que pretender;
3. Clicar em Novo;
4. Selecionar o(s) Abono(s)/Desconto(s) que pretender cruzar com o abono em causa;
5. Indicar a percentagem de incidência e a entidade que está sujeita;
6. Por fim, clicar em Guardar;
1. Aceder ao portal Recursos Humanos, menu Configurações > Dados conf. ficha;
2. Selecionar a opção editar;
3. Pode editar qualquer um dos dados que estão nesta configuração;
4. Por fim, clique em guardar.
1. Aceder ao portal Recursos Humanos, menu Configurações > Processamento salários;
2. Selecionar o separador Duodécimos;
3. Pode redefinir as percentagens de sub. Férias e Natal;
4. Por fim, clicar em Guardar.
Nota: Esta configuração é parametrizada individualmente para cada empresa.
O Governo estabeleceu períodos de aplicação da Medida de Apoio Excecional à Família para Trabalhadores por Conta de Outrem, no âmbito do combate e prevenção à pandemia de COVID-19.
Assim, de acordo com os critérios estabelecidos pela Segurança Social, estas medidas vão se aplicar ao período de 27 a 31 de dezembro de 2021 e de 2 a 9 de janeiro de 2022.
1. Aceder ao portal Recursos Humanos, menu Tabelas > Classes de Caixa
2. Clicar em Novo;
3. De seguida selecionar o N. Centro RSS, introduza um novo código da Classe de Caixa, a Designação Breve, o Tipo de Regime e as Taxas de Contribuições;
4. Por fim, Clicar em Guardar;
1. Aceder ao portal Recursos Humanos, menu Obrigações Legais e Fiscais > DMR SS (DRI);
2. Clicar em Avançar;
3. Selecionar a Empresa e Avançar;
4. Selecionar o mês que pretende processar e Avançar;
5. O ficheiro é processado e pode Gerar Ficheiro para DRI ou Enviar Ficheiro WebService;
6. Para enviar o ficheiro por WebService, tem que configurar o Webservice da Segurança Social;
7. A configuração pode ser feita de duas maneiras:
- na empresa em Dados Gerais;
- No botão de configuração após o ficheiro Segurança Social estar gerado ;
Nota: Os dados a colocar são da entidade que faz entrega dos ficheiros na Segurança Social, ou seja, se é a empresa que faz os respetivos envios colocar os dados da empresa, se é o representante que faz os envios colocar os dados do representante.
8. Se fizer o envio por WebService, deve consultar Envio Webservice para saber o estado de envio, para isso deve clicar em Verificar Envios;
9. Por fim, quando o ficheiro está enviado e aceite pode consultar o comprovativo.
1. Aceda ao portal Recursos Humanos, menu Consultas >Segurança Social > Consulta de Envios;
2. Selecionar o ficheiro que quer negativar/estornar e clicar em Gerar Estorno;
3. Selecionar o ficheiro que está a negativo e proceder ao envio por WebService;
4. Após ter feito o envio tem de selecionar o ficheiro e Verificar Envios;
5. Por fim, o ficheiro fica Enviado e Aceite pode reprocessar salários.
Nota: Gerar Estorno só é possível para os ficheiros enviados por WebService e para o último ficheiro.
1. Aceder ao portal Recursos Humanos, menu Obrigações Legais e Fiscais > DMR AT;
2. Clicar em Avançar;
3. Selecionar a Empresa e clicar em Avançar;
4. Selecionar o mês que pretende processar e Avançar;
5. O ficheiro é processado e pode Gerar Ficheiro ou Enviar Ficheiro WebService;
Nota: Para enviar o ficheiro por WebService, tem de configurar os dados na tabela da empresa.
6. Ao fazer o envio DMR por Webservice pode obter o documento de pagamento e enviar por email, para isso deve aceder ao menu Consultas > Gestão de Ficheiros DMR AT;
Nota: Para enviar por email basta clicar no botão com envelope.
7. Se fizer o envio por WebService, deve aceder ao menu Consultas > Gestão de Ficheiros DMR AT, selecionar o ficheiro e Verificar Envios;
8. Quando o ficheiro está aceite pode consultar o comprovativo;
1. Aceder ao portal Recursos Humanos, menu Obrigações Legais e Fiscais > DMR AT;
2. Clicar em Avançar;
3. Selecionar a Empresa e clicar em Avançar;
4. Selecionar o mês, clicar em Visualizar Processamentos Existentes, colocar a flag na Declaração de Substituição e de seguida Avançar;
5. O ficheiro é processado e pode Gerar Ficheiro ou Enviar Ficheiro WebService;
6. Ao fazer o envio DMR por Webservice pode obter o documento de pagamento e enviar por email, para isso deve aceder ao menu Consultas > Gestão de Ficheiros DMR AT;
Nota: Se pretener enviar por email basta clicar no botão com envelope.
7. Se fizer o envio por WebService, deve aceder ao menu Consultas > Gestão de Ficheiros DMR AT, selecionar o ficheiro e Verificar Envios;
8. Quando o ficheiro está aceite pode consultar o comprovativo.
1. Aceder ao portal Recursos Humanos, menu Ficha de Colaboradores >Subsídios e Seguro;
2. Clicar no separador subsídios e seguro;
3. O botão Tem Seguro de Acidentes de Trabalho tem de estar Ativo;
4. Por, fim, selecionar a Seguradora.
1. Aceder ao portal Recursos Humanos, menu Tabelas > Seguradoras;
2. Caso pretenda criar um número de apólice novo clicar em Novo e preencher os dados;
3. Caso pretenda editar um código de seguradora, clicar na seguradora e Editar.
1. Aceder ao portal Recursos Humanos, menu Obrigações Legais e Fiscais > Folha de Férias para Seguradora;
2. No assistente de processamento da Folha de Férias para a Seguradora clicar em Avançar;
3. Selecionar a Empresa e Avançar;
4. Selecionar o mês e o processamento(s) e Avançar;
5. Para gerar o Ficheiro para Seguradora clicar em Gerar ficheiro para seguradora;
6. Por fim, carregar em Finalizar.
1. Aceder ao portal Recursos Humanos, menu Integração na Contabilidade > Empresa;
2. Selecionar os tipos de processamento e até que data pretende integrar salários;
3. Clicar em Pesquisar;
4. Selecionar o(s) processamento(s), pode Simular Integração ou Executar Integração.
1. Aceder ao portal Recursos Humanos , menu Obrigações Legais e Fiscais > Relatório Único;
2. Configurar ID Entidade clicar em Configurações;
3. Clicar em Processar;
4. Por fim, clicar em Ficheiro Relatório Único e Descarregar.
Nota: Para configurar o Número Estabelecimento Oficial para o Quadro Pessoal, tem de aceder Manutenções > Estabelecimentos, selecionar o estabelecimento, Editar e preencher o N. Estab. Oficial Para Q. Pessoal.
1. Aceder ao portal Recursos Humanos, menu Consultas > Folha de Ordenados;
Nota: Pode consultar as várias listagens disponíveis clicando em Listagens;
2. Selecionar a empresa que pretende analisar:
3. Indicar o período e a empresa que pretende;
4. Por fim, pode Pré-visualizar, Transferir ou Imprimir os dados.
1. Aceder ao portal Recursos Humanos, menu Consultas > Listagem de dados de colaboradores;
Nota: Pode consultar as várias listagens disponíveis clicando em Listagens;
2. Selecionar a empresa que pretende analisar:
3. Por fim, pode Pré-visualizar, Transferir ou Imprimir os dados.
1. Aceder ao portal Recursos Humanos, menu Consultas > Listagem de encargos;
Nota: Pode consultar as várias listagens disponíveis clicando em Listagens;
2. Selecionar a empresa que pretende analisar:
3. Por fim, pode Pré-visualizar, Transferir ou Imprimir os dados.
A Modelo 39 pode ser preenchida a partir dos dados introduzidos na contabilidade ou nos recursos humanos.
Para preencher o Quadro 06 – Relação dos Titulares de Rendimentos com a informação existente nos recursos humanos, por favor efetue os seguintes passos:
Exemplo: Retenção à Taxa Liberatória de IRS de 28% – Categoria E – Dividendos, Juros.
Passo 1: Selecione ou crie um Abono, por exemplo, Distribuição de Dividendos;
Passo 2: Selecione ou crie um Desconto, por exemplo, IRS Capitais;
Passo 3: Caso ainda não exista, efetue o Cruzamento entre o Abono e o Desconto referidos nos passos anteriores;
Passo 4: Por fim, faça o Processamento de Salários como habitualmente, e quando consultar a Modelo 39 pode verificar que os valroes estarão devidamente preenchidos.