FAQ’s -Wigo Software – Ativos

FAQs | wigo software

Como Podemos

Ajudar?

Ativos

Como criar um Ativo?

1. Aceder ao portal Ativos, menu Ficha de Ativos;

2. Clicar Novo para criar o ativo;

3. Preencher dados do Ativo, nos vários separadores;

4. Por fim, clicar em  Finalizar.

Como importar vários Ativos por Excel?

1. Aceder ao portal Ativos, menu Importação de Ativos

2. Clicar em Novo e preencher os dados do ativo, fazer seguinte e por fim Finalizar ou Clicar em Excel > criar folha de importação  e fazer ok;

Nota:

  • Pode criar os ativos de anos anteriores um a um em Novo ou poderá gerar um template em Excel para efetuar a importação;
  • Ao gerar folha de importação os campos obrigatórios já estão selecionados por defeito, caso queira acrescentar mais algum é só ativar a flag no campo que pretender.

3. Caso tenha utilizado o Excel para importação, após preenchimento do ficheiro deve clicar novamente em Excel > Importar ficheiro;

Nota:

  • Caso surjam erros na importação, clicar na seta direcional para baixo e tem as opções disponíveis para efetuar correções (ver imagem abaixo).
Como criar Ativo a partir do documento contabilístico?

1. Aceder ao portal Ativos, menu Registar Ativos com base na contabilidade;

2. Clicar Pesquisar documento de contabilidade;

3. Selecionar documento contabilístico e fazer OK;

4. Em seguida clicar no botão +  (Novo Ativo);

5. Preencher dados do Ativo, clicar em avançar até concluir o preenchimento da ficha do bem, por fim Finalizar;

6. Após finalizar, clicar em Guardar.

 

NOTA: Caso pretenda criar vários ativos associados ao mesmo documento, deve repetir o passo 4 e 5, indicando o valor de cada ficha.

Como registar depreciações?

1. Aceder ao portal Ativos, menu Depreciação de Ativos;

2. Clicar Pesquisar e Selecionar os ativos que quer depreciar;

3. Por fim, clicar Registar depreciações.

Como efetuar a venda de Ativos?

1. Efetuar o lançamento na contabilidade, movimentanto a conta 787-Alienação de AFT respetiva;

2.  Aceder ao portal Ativos, menu Fichas de Ativos;

3.  Selecionar o ativo para venda;

4.  Escolher a opção Operações > Registar Venda

5. Selecionar linha e clicar avancar;

6. Por fim, finalizar.

Como registar Vendas em Série?

1. Efetuar o lançamento na contabilidade, movimentando a conta 787-Alienação de AFT respetiva;

2 Aceder ao portal Ativos, menu registar venda em série;

3.  Selecionar o botão Pesquisar a fatura da venda;

4. Escolher o lançamento e fazer ok;

5. Colocar a Data da Venda e selecionar o método de distribuição do valor da venda pelos ativos

4.  Em seguida, selecionar o ativo ou ativos que quer vender e passar do lado “Ativos por vender” para o lado dos “Ativos a vender” nas setas direcionais;

6. Por fim, clicar em Realizar Venda.

Como proceder ao abate de um Ativo?

1.  Aceder ao portal Ativos, menu  Fichas de Ativos;

2. Selecionar o ativo para abate; 

3.  Escolher opção Operações > Registar Abate

4. Indicar a data do abate, nº conta do abate;

5. Por fim, fazer ok.

Como registar Abates em Série?

1 Aceder ao portal Ativos, menu registar abate em série;

2.  Indicar a Data do Abate e o Nº conta do abate;

3.  Em seguida, selecionar o ativo ou ativos que quer Abater e passar do lado “Ativos por abater” para o lado dos “Ativos a abater” nas setas direcionais;

4. Por fim, clicar em Realizar Abate.

Como anular uma venda ou abate de um ativo?

1.  Aceder ao portal Ativos, menu Fichas de Ativos

2.  Selecionar o ativo que quer anular o abate ou a venda, aceder à opção Contabilidade > Registos Contabilisticos;

3. Selecionar o lançamento de abate ou venda, clicar na seta para ver o lançamento e selecionar a opção Apagar;

4. Após clicar em Apagar, confirme se deseja apagar o Ativo clicando em OK.

Como proceder à divisão de um ativo?

1.  Aceder ao portal Ativos, menu Fichas de Ativos escolher o ativo que quer proceder à divisão; 

2.  Selecionar a opção Operações > Divisão do ativo

3. Indicar o Nº de Unidade/Quantidade ou Valor do Ativo a separar e clicar em OK.

 

NOTAS:

  • O CentralGest permite a divisão do ativo em dois (caso pretenda efetuar a divisão em mais unidades terá de o fazer de forma faseada). O Ativo existente será abatido, e serão criados dois novos, descendentes do atual, que herdam todas as características, como aquisição, datas, depreciações;
  • Esta opção não é válida para bens adquiridos no próprio ano, nestes casos terá de anular e criar as fichas novamente.
Como aceder à análise de consistência entre a contabilidade e os ativos?

1. Aceder ao portal Ativos, menu Consultar > Consistência com a contabilidade.

Nota: Aqui consegue analisar e verificar a consistência entre os ativos e a contabilidade, onde são apresentados 3 separadores que nos indicam:

  1. Resumo por conta;
  2. Análise por conta;
  3. Resumo de erros.
Como efetuar aquisição a partir de Investimentos em Curso?

1. Aceder ao portal Ativos, menu Aquisição a partir dos investimentos em curso;

2. Clicar em pesquisa contas de investimentos em curso;

3. Selecionar o documento pretendido e fazer ok;

4. Clicar no botão “+” para criar Novo ativo;

5. Preencher a Descrição, o Código de amortização, nº conta do ativo e verificar os outros dados apresentados;

6. Fazer avançar até concluir o processo e por último clicar Guardar;

7. Por fim, fazer Guardar e está criado o Ativo.

Nota: Caso esteja no passo 7 e pretenda apagar o ativo, deve clicar no botão “-” Remover ativo.

Como anular Depreciações?

1. Aceder ao portal Ativos, menu Depreciação de Ativos;

2. Entar no separador Ativos depreciados no ano e fazer Pesquisar;

3. Selecionar os ativos que quer anular as depreciações e clicar em anular depreciações selecionadas.

Como integrar ativo com analítica?

1. Aceder ao portal Ativos, menu Configurações separador Contabilidade Analítica;

2. Marcar a opção Usa Contabilidade Analítica na Integração de Ativos;

3. Selecionar Máscara da Analítica;

4. Por último na Ficha de Ativo, no separador Classificadores do Ativo, preencher  Nº. de Centro de Custo.