FAQs | wigo software
Como Podemos
Ajudar?
Conciliação Bancária
1. Aceder ao portal Contabilidade, menu Lançamentos > Conciliação bancária;
2. Clicar no botão Ações de Conciliação > Nova conciliação;
3. No painel seguinte, escolher a Conta do banco e o Período a que respeita a nova conciliação;
4. Inserir o Saldo inicial no banco (este campo é preenchido apenas na primeira conciliação efetuada neste banco) e assinalar se esse saldo é a Débito (se for negativo) ou a Crédito (se for positivo) na perspetiva do banco;
5. Introduzir o Saldo final no banco que tem no seu extrato bancário e assinale se esse saldo é a Débito (se for negativo) ou a Crédito (se for positivo) na perspetiva do banco;
6. Por fim, clicar em Criar.
1. Aceder ao portal Contabilidade, menu Lançamentos > Conciliação bancária;
2. Clicar no Banco e na linha que corresponde ao Período da última conciliação bancária existente;
3. Já com a conciliação aberta clicar no botão Ações de Conciliação > Nova conciliação;
4. Introduzir o Saldo final do banco que tem no seu extrato e assinalar se esse saldo é a Débito (se for negativo) ou a Crédito (se for positivo) na perspetiva do banco;
5. Por fim, clicar no botão Criar.
Após a criação da primeira conciliação bancária, pode ser necessário acrescentar os documentos que já existiam na anterior conciliação bancária e que estavam como pendentes no lado do banco.
1. Criar a identificação da primeira conciliação bancária (veja aqui como: Criar a primeira conciliação bancária);
2. No separador extrato do banco, clicar no botão (+) e a seguir em Adicionar lançamento de primeira conciliação do banco;
3. Preencher para o movimento a inserir a Descrição, Data de movimento, Valor e o Tipo de movimento na perspetiva do banco;
4. Por fim, clicar em Criar e a nova linha ficará visível na grelha do extrato do banco numa cor laranja, tal como na imagem abaixo.
Aplicação de conciliação bancária do CentralGest Cloud permite conciliar os movimentos da contabilidade com o extrato bancário através do teclado ou rato. É ainda possível conciliar um ou vários valores em simultâneo.
1. Criar uma conciliação bancária (veja aqui como: Criar a primeira conciliação bancária ou Criar uma nova conciliação bancária);
2. De seguida efetuar um Duplo clique com o rato na linha que pretende conciliar, em qualquer da linha.
3. Por fim, o movimento conciliado fica visível no extrato do banco com uma cor verde e é sempre a primeira linha no topo da grelha.
Aplicação de conciliação bancária do CentralGest Cloud permite conciliar em simultâneo vários movimentos da contabilidade com o extrato bancário e a solução permite também selecionar todos os movimentos contabilísticos para serem conciliados de uma só vez.
1. Criar uma conciliação bancária (veja aqui como: Criar a primeira conciliação bancária ou Criar uma nova conciliação bancária);
2. Selecionar os documentos do extrato da contabilidade que pretende conciliar;
3. De seguida, clicar em Selecionados e depois Associar;
4. Por fim, clicar em Sim se prentende que no lado do banco fique visível apenas uma linha com o somatório das várias linhas selecionadas, ou clicar em Não para as linhas ficarem separadas no lado do banco.
Nota: É possível conciliar de uma só vez todos os movimentos contabilísticos, para isso clicar no Botão verde que está no canto superior direito da grelha do extrato da contabilidade.
Aplicação de conciliação bancária do CentralGest Cloud permite conciliar os movimentos da contabilidade com o extrato bancário através do teclado ou rato. É ainda possível conciliar um ou vários valores em simultâneo.
1. Criar uma conciliação bancária (veja aqui como: Criar a primeira conciliação bancária ou Criar uma nova conciliação bancária);
2. A seguir no campo Pesquisa por valor pode introduzir o valor que pretende conciliar e caso esteja na grelha do extrato da contabilidade o sistema mostra-o com uma cor amarela;
3. Por fim, clicar em Enter para conciliar o documento contabilístico.
Aplicação de conciliação bancária do CentralGest Cloud permite efetuar a conciliação automaticamente após a importação de um ficheiro excel, csv ou txt com os movimentos realizados no banco.
1. Criar a conciliação bancária (veja aqui como: Criar a primeira conciliação bancária ou Criar uma nova conciliação bancária);
2. Na área do extrato do banco clicar em Importar extrato bancário;
3. No campo Parâmetros de importação selecionar o banco;
4. A seguir, Abrir ou Arrastar o ficheiro bancário até à área que está assinalada;
5. Clicar em Guardar para concluir a importação;
6. Por fim, clicar em Conciliar automaticamente;
7. Se todos os documentos importados ficarem conciliados o sistema vai mostrar a verde a mensagem Conciliado.
No software de reconciliação bancária do CentralGest Cloud é possível adicionar documentos pendentes no lado do extrato bancário. Esta situação ocorre quando o movimento é efetuado no banco, mas ainda não foi refletida na contabilidade.
1. Criar a conciliação bancária (veja aqui como: Criar a primeira conciliação bancária ou Criar uma nova conciliação bancária);
2. Na grelha do extrato do banco clicar no botão “+” e selecionar a opção Adicionar lançamento no banco;
3. Preencher os campos Descrição, Data, Valor e o Tipo de movimento na perspetiva do banco;
4. Por fim, clicar em Criar para adicionar a nova linha no extrato do banco.
O programa de conciliação bancária do CentralGest Cloud permite associar um documento contabilístico a um movimento pendente no banco. Estamos perante este caso, quando por exemplo, o banco num mês anterior realizou um recebimento ou um pagamento, mas a contabilidade só efetuou o lançamento correspondente mais tarde.
1. Criar a conciliação bancária (veja aqui como: Criar a primeira conciliação bancária ou Criar uma nova conciliação bancária);
2. Selecion a linha na contabilidade (1) e a linha do documento pendente no banco (2);
3. De seguida, clicar em Selecionados e escolha a opção de Associar com linhas selecionadas no extrato do banco;
4. Por fim, a linha no extrato da contabilidade desaparece e no lado do banco a linha associada fica visível com a cor Verde escuro.
O programa de reconciliação bancária da WIGO permite adicionar documentos no lado do extrato bancário e em simultâneo efetuar o lançamento na contabilidade com base na informação inserida.
1. Criar a conciliação bancária;
2. Na grelha do extrato do banco clicar no botão “+” e selecione a opção Adicionar lançamento na contabilidade e no banco;
3. No painel que fica visível no ecrã preencher os campos Diário, Descritivo, Descrição, Valor e o Tipo de movimento na perspetiva do banco;
4. Clicar em Criar para o sistema efetuar automaticamente o registo contabilístico na recolha de lançamentos e ainda adicionar o movimento no lado do banco;
5. Por fim, pode consultar rapidamente todos os documentos contabilísticos criados desta forma, para isso clicar em Extrato de conta de pendentes.
Nota: Deve entrar no documento contabilístico para proceder a retificações do documento caso necessário.
1. Criar a conciliação bancária;
2. Selecionar a linha que está pendente no extrato do banco;
3. Clicar em Selecionados e a seguir em Adicionar documentos do extrato bancário à contabilidade;
4. No painel que fica aberto, tem de identificar o Diário e o Descritivo;
5. Por fim, clicar em Guardar para o sistema efetuar o registo contabilístico.
Nota: Pode consultar rapidamente todos os documentos contabilísticos criados desta forma, para isso é só clicar em Extrato de conta de pendentes.
DICA: Deve entrar no documento contabilístico para proceder a retificações do documento caso necessário.
É possível apagar uma conciliação bancária ou todas as conciliações existentes num determinado banco.
Nota: Após eliminar não é possível voltar a reverter a situação, pelo que terá sempre que voltar a fazer a sua conciliação bancária.
1. Aceder ao portal Contabilidade, menu Lançamentos > Conciliação bancária;
2. Clicar no Banco e na linha que corresponde ao Período da conciliação bancária a eliminar;
3. Já com a conciliação aberta clicar no botão Conciliação e a seguir em Eliminar;
4. Por fim, confirme no botão OK para eliminar a conciliação bancária.