FAQs | wigo software
Como Podemos
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Para aceder diretamente à nossa plataforma, basta iniciar sessão na sua conta WIGO através do nosso site oficial – www.wigo.pt
- Faça login na sua conta WIGO através do site oficial.
- Acesse a seção “Manutenção” no menu principal da sua conta WIGO.
- Escolha a opção “Centros de Custo”.
- Clique em “Novo”.
- Indique um código e nome para o novo Centro de Custo.
- Finalize clicando em “Guardar”.
- Selecione o Centro de Custo que deseja modificar e clique em “Editar”.
- Faça as alterações necessárias nos dados.
- Finalize clicando em “Guardar”.
- Selecione o Centro de Custo que deseja apagar e clique em “Apagar”.
- Confirme se deseja realmente apagar e clique em “OK”.
- Faça login na sua conta WIGO através do site oficial.
- No menu principal, acesse as “Configurações” no portal Comercial.
- Clique na opção “Empresa” para acessar as configurações da sua empresa.
- Proceda à alteração dos dados conforme necessário.
- Finalize clicando em “Guardar” alterações.
Dentro da aplicação WIGO, localize e clique na seção “CENTRO DE AJUDA” na parte inferior do site.
Será redirecionado para a página de FAQ’s – Perguntas Frequentes. Se não encontrar a ajuda desejada, desça até o final da página e clique em: “Pedir Assistencia”
Preencha corretamente o formulário de pedido de assistência, incluindo os seus contatos, que utilizaremos para entrar em contato consigo.
Clique em “Submeter” para enviar o pedido.
Verifique a sua caixa de e-mail, pois receberá imediatamente um e-mail de confirmação da submissão do seu pedido de assistência. Aguarde pelo contato da nossa equipa técnica.
Nota: A WIGO conta com uma equipa técnica especializada pronta para ajudar sempre que precisar.
Acesse a Loja WIGO através do seguinte link: https://store.wigo.pt/
Clique na opção “Empresas > Empresário”.
Em seguida, clique em “Comprar”.
Escolha o plano desejado, a periodicidade de pagamento, o meio de pagamento e forneça o endereço de e-mail para receber os dados de pagamento.
Acesse a Loja WIGO através do seguinte link: https://cloudstore.wigo.pt/.
Clique em “Minha Conta > O Meu Perfil”.
Insira a Palavra-passe atual e a Nova Palavra-passe nos campos correspondentes.
Por fim, clique em “Alterar”.
Acesse a Loja através do seguinte link: https://store.wigo.pt/
Clique em “Minha Conta > Dados de Faturação”.
Clique em “Editar” e preencha os dados que deseja atualizar.
Por fim, clique em “Atualizar”.
Acesse a Loja através do seguinte link: https://store.wigo.pt/.
Clique na opção “Empresas > Contabilista”.
Em seguida, clique em “Comprar”.
Escolha o plano desejado, a periodicidade de pagamento, o meio de pagamento e forneça o endereço de e-mail para receber os dados de pagamento.
1. Aceder ao portal Comercial, menu Clientes > Vendas;
2. Selecionar o separador Em Rascunho;
3. Abrir na seta o documento que quer editar:
4. Por fim, clicar em Editar.
1. Aceder ao portal Comercial, menu Clientes > Fichas de Clientes;
2. Selecionar opção Importar > Descarregar modelo de importação ;
3. Abrir o excel extraido e preencher os dados;
4. Em seguida, após preencimento do excel, entrar no portal Comercial, menu Clientes > Fichas de Clientes > Importar;
5. Fazer avançar;
6. Inserir ficheiro devidamente preenchido;
7. Por fim clicar em Guardar;
1. Aceder ao portal Comercial, menu Clientes > Fichas de Clientes;
2. Selecionar opção Novo, no campo País verificar na seta direcional para baixo se já existe o país;
3. Caso não exista, clicar sobre o campo país, nos três pontos aceder a Manutenção de países > Novo;
4. Em seguida, selecionar o país no campo País.
1. Aceder ao portal Comercial, menu Clientes > Fichas de Clientes;
2. Selecione a opção Novo;
3. Insirir o NIF e clicar em Enter para o sistema preencher automaticamente os restantes campos;
Nota: Se o cliente não for nacional, então selecione no campo Natureza Conta se é um cliente da UE ou Outros Mercados, sendo neste caso obrigatório identificar o País.
4. Preencher ou alterar qualquer outro campo caso pretenda;
5. Por fim, clicar em Guardar.
1. Aceder ao portal Contabilidade, menu Clientes > Recebimentos;
2. Clicar em Novo;
3. Inserir o Cliente e a Data para o qual quer emitir o novo recibo
4. Em seguida, colocar a quantia recebida e fazer Guardar;
Nota: Pode indicar que recebeu a quantia toda no botão “recebeu tudo”
, pode apagar os valores inseridos em “limpar valor recebido”
ou ainda distribuir valores manualmente
.
5. Por fim, colocar a quantia entregue pelo cliente, dar uma descrição e fazer Guardar.
1. Aceder ao portal Comercial, menu Artigos;
2. Dentro do Artigo, no separador stocks, ativar a opção Tem Retenção na Fonte;
3. A seguir aceder à ficha do Cliente, e selecionar a opção mais correta no campo Cód. Retenção;
4. Por fim, pode emitir a fatura e o sistema vai automaticamente fazer as contas da retenção na fonte de IRS ou IRC.
1. Aceder ao portal Comercial, menu Artigos;
2. Clicar em Novo;
Nota:
- No paínel de criação do artigo é obrigatório preencher pelo menos dois campos, o nome do artigo e a família do artigo;
- Como se verifica não é obrigatório colocar o código do artigo, pois caso este não fique preenchido pelo utilizador, o software irá criar um código automaticamente;
- Como se verifica existem muitos campos que poderá preencher, no entanto, quando selecionar a Família irá reparar que o sistema irá preencher por defeito a maior parte dos campos disponíveis, permitindo ao utilizador alterar a informação. Além disto, ao emitir por exemplo uma fatura serão preenchidos por defeitos os seguintes campos que estão assinalados no artigo: IVA Venda que é a taxa de IVA, Unidade e Preço sem IVA;
- Também na ficha do artigo tem a possibilidade de indicar se o artigo vai ou não movimentar stocks, em Movimenta Stock.
3. Por fim, clicar em Guardar e poderá verificar o seu novo artigo foi criado com sucesso.
1. Aceder ao portal Comercial, menu Artigos;
2. Selecionar o artigo e Editar:
3. Clicar no separador Preço;
4. Por fim, indicar o preço do artigo com ou sem IVA. (Consoante a taxa de IVA o preço com ou sem iva é atualizado).
1. Aceder ao portal Comercial, menu Artigos;
2. Selecionar o artigo e Editar ou criar um Novo artigo;
3. Clicar no separador Impostos e outro;
4. Por fim, definir a Taxa de IVA:
4.1 Para definir taxa de Iva na venda ( IVA venda);
4.2 Para definir taxa de Iva na Compra ( IVA compra).
- Avenças
1. Aceder ao Portal Comercial, menu Manutenções > Tipos de Documento;
2. Selecionar o tipo de documento para o qual quer definir o relatório Sem valorização;
3. Clicar em Editar;
4. Por fim, no campo Relatório por defeito, definir o Relatório A4 Sem valorização.
- Autofaturação
1. Aceder ao portal Comercial, menu Formecedores > Compras;
2. Clicar em Novo para criar um novo documento;
3. Em seguida, indicar Tipo de documento, Fornecedor, Cód. moeda, Doc. Externo e Data do doc. Externo;
Nota: O Doc. Externo serve para indicar o numero do documento de Fornecedor, por exemplo FT 01/00001.
4. Indicar o Artigo e os respetivos valores;
5. Por fim, Guardar Rascunho ou Finalizar documento.
- Gestão de Encomendas
1. Aceder ao portal Comercial, menu Clientes ou Fornecedores > Guias;
2. Clicar em Novo;
3. Caso seja a primeira vez que está a emitir uma Guia, configurar Usarname e Password para Login AT – Doc. Transp. e fazer Guardar;
4. Em seguida, emitir o Documento (Guia de transporte)
5. Por fim, fazer Guardar.
Antes de configurar o CentralGest Cloud relativamente à comunicação dos documentos de transporte é necessário que crie um utilizador no portal das finanças com permissões de comunicação.
1. Aceder a https://www.portaldasfinancas.gov.pt/;
2. A seguir clicar em Iniciar Sessão e preencher as suas credencias de acesso ao portal;
3. No campo de Pesquisa escrever “gestão de utilizadores” e clicar em Aceder;
4. No canto inferior direito do próximo ecrã clicar no botão CRIAR UM NOVO UTILIZADOR;
5. Preencher os campos Nome, Senha e Confirme Senha. Tome nota da senha que definiu, pois ela será utilizada no CentralGest Cloud;
6. Ativar a opção WDT – Comunicação de dados de Documentos de Transporte;
7. E por fim fazer Submeter;
8. A seguir tome nota do código de utilizador que o portal lhe atribuiu, sendo o número de “contribuinte / número”, exemplo: 123456789/3.
Nota: Tome nota do utilizador e da senha, pois estes dados são necessários no CentralGest Cloud para configurar a comunicação dos documentos de transportes com o Portal da Autoridade Tributária.
Stocks
1. Aceder ao portal Comercial, menu Stocks > Inventários ;
2. Por fim, clicar em Pesquisar.
Nota: Caso queira aceder aos inventários gravados clicar no botão Ver inventários gravados.
1. Aceder ao portal Comercial, menu Stocks > Entradas diversas;
2. Clicar no botão Novo, preencha o tipo de doc.: 72 – Inventário Inicial e terá a possíbilidade de carregar linha a linha ou no botão Ações > Importar Linhas – template, Descarregar modelo de importação, preencher o mesmo com os dados a importar;
3. Para carregar o ficheiro deve Carregar modelo preenchido, de seguida fazer Avançar e por fim Finalizar;
4. Por fim, fazer Guardar.
1. Aceder portal Comercial, menu Stocks > Inventários;
2. Nos Filtros de pesquisa, indicar os dados que pretende visualizar e fazer pesquisar;
3. Em seguida, clicar em Criar Inventário;
4. Dar um Nome ao Inventário e fazer Guardar;
5. Após Guardar, validar os dados apresentados, clicar no botão Exportar / Comunicar Inventário AT.
Nota: Pode criar o ficheiro CSV o ficheiro XML, conforme opções disponíveis.
1. Acerder ao portal Comercial,menu Stocks > Extrato de artigos;
2. Indicar o intervalo de artigos (de a até) que pretende analisar;
3. Selecionar intervalo de datas (de a até) que pretende analisar;
4. Por fim clicar em Pesquisar para ver o extrato.
Ou
A partir da ficha de artigo:
O WIGO dispõe da funcionalidade de entradas e saídas diversas de stock, que permite adicionar e corrigir rapidamente as quantidades e valorizações de diversos artigos em série.
ENTRADAS DIVERSAS
1. Aceder ao portal Comercial, menu Stocks > Entradas diversas;
2. Indicar a Data Doc, que é a data do acerto por entrada em stock;
3. Na linha da grelha indicar pelo menos o Artigo, Quantidade e Preço. Para passar para próxima linha clicar na seta para baixo do seu teclado;
4. Por fim, Guardar.
SAÍDAS DIVERSAS
1. Aceder ao portal Comercial, menu Stocks > Entradas diversas;
2. Indicar a Data Doc, que é a data do acerto por entrada em stock;
3. Na linha da grelha indicar pelo menos o Artigo, Quantidade e Preço. Para passar para próxima linha clicar na seta para baixo do seu teclado;
4. Por fim, Guardar.
Financeiro
- Avisos de cobrança
- Planeamento de Tesouraria
- Pagamento SEPA Fornecedores
- Mapa de Pagamentos
- Plano Alternativo
- Predefinido
- Demonstrações Financeiras
1. Aceder ao portal Recursos Humanos, menu Ficha do Colaborador;
2. Clicar sobre o funcionário que pretende consultar;
3. Selecionar a opção Histórico de dados;
4. Por fim, selecionar o registo que quer visualizar.
1. Aceder ao portal Recursos Humanos, menu Ficha de colaboradores;
2. Selecionar a opção novo;
3. Preencher os dados da ficha (os campos a vermelho são de preenchimento obrigatório);
4. Por fim, clicar em Guardar.
1. Aceder ao portal Recursos Humanos, menu Consultas;
2. Aqui tem disponivel vários tipos de listagens:
- Folha de ordenados;
- Listagens de estatísticas de vencimento;
- Listagem de dados de colaboradores;
- Listagem de Encargos;
- Listagens de controlo de IRS.
1. Aceder ao portal Recursos Humanos, menu Ferramentas > Cópia Abonos/Descontos;
2. Clicar em Avançar;
3. Indicar o Tipo, escolher o código de Abono/Desconto, selecionar a opção cópia de cruzamentos e integração de salários caso pretenda copiar os cruzamentos e a configuração da integração. Por ultimo deve selecionar as empresas para o qual quer copiar o abono/desconto;
4.Em seguida, clicar em Avançar
Nota: A descrição indica se o abono/desconto já existe no destino.
5. Validar se está tudo correto e selecionar as empresas;
6. Por fim, fazer Avançar.
1. Aceder ao portal Contabilidade, menu Lançamentos > Conciliação bancária;
2. Clicar no botão Ações de Conciliação > Nova conciliação;
3. No painel seguinte, escolher a Conta do banco e o Período a que respeita a nova conciliação;
4. Inserir o Saldo inicial no banco (este campo é preenchido apenas na primeira conciliação efetuada neste banco) e assinalar se esse saldo é a Débito (se for negativo) ou a Crédito (se for positivo) na perspetiva do banco;
5. Introduzir o Saldo final no banco que tem no seu extrato bancário e assinale se esse saldo é a Débito (se for negativo) ou a Crédito (se for positivo) na perspetiva do banco;
6. Por fim, clicar em Criar.
1. Aceder ao portal Contabilidade, menu Lançamentos > Conciliação bancária;
2. Clicar no Banco e na linha que corresponde ao Período da última conciliação bancária existente;
3. Já com a conciliação aberta clicar no botão Ações de Conciliação > Nova conciliação;
4. Introduzir o Saldo final do banco que tem no seu extrato e assinalar se esse saldo é a Débito (se for negativo) ou a Crédito (se for positivo) na perspetiva do banco;
5. Por fim, clicar no botão Criar.
Após a criação da primeira conciliação bancária, pode ser necessário acrescentar os documentos que já existiam na anterior conciliação bancária e que estavam como pendentes no lado do banco.
1. Criar a identificação da primeira conciliação bancária (veja aqui como: Criar a primeira conciliação bancária);
2. No separador extrato do banco, clicar no botão (+) e a seguir em Adicionar lançamento de primeira conciliação do banco;
3. Preencher para o movimento a inserir a Descrição, Data de movimento, Valor e o Tipo de movimento na perspetiva do banco;
4. Por fim, clicar em Criar e a nova linha ficará visível na grelha do extrato do banco numa cor laranja, tal como na imagem abaixo.
Aplicação de conciliação bancária do CentralGest Cloud permite conciliar os movimentos da contabilidade com o extrato bancário através do teclado ou rato. É ainda possível conciliar um ou vários valores em simultâneo.
1. Criar uma conciliação bancária (veja aqui como: Criar a primeira conciliação bancária ou Criar uma nova conciliação bancária);
2. De seguida efetuar um Duplo clique com o rato na linha que pretende conciliar, em qualquer da linha.
3. Por fim, o movimento conciliado fica visível no extrato do banco com uma cor verde e é sempre a primeira linha no topo da grelha.
1. Aceder ao portal Contabilidade, menu Lançamentos > Documentos digitais;
2. Selecione Adicionar documento(s);
Nota: Após aplicação terminar o processamento por OCR, ficará com uma grelha tal como na imagem seguinte.
3. Corrijir as células que apresentaram cor;
Dica: Retifique a data e coloque os últimos 3 digitos da fatura, a seguir clique no botão Obter dados do eFatura.
4. Por fim, fazer Guardar.
O Arquivo Digital do CentralGest Cloud está divido em dois grandes tipos de documentos:
1. Documentos não classificados, ou seja, documentos ainda não tratados pela contabilidade.
2. Documentos classificados, que já se encontram contabilizados e numerados na contabilidade.
Por defeito, o sistema apresenta por defeito 5 pastas, mas pode adicionar mais: Compras, Vendas, Operações diversas, Recebimentos e Pagamentos.
Pode criar, editar e remover a visibilidade de pastas do arquivo digital, mas não consegue eliminar pastas.
1. Aceder ao portal Contabilidade, menu Lançamentos > Documentos digitais;
2. Clicar na opção Adicionar documento(s);
3. Identificar a Pasta onde vai pretende adicionar os documentos digitais e clique no “+“;
4. Inserir os documentos, de acordo com a imagem seguinte:
5. Por fim, para visualizar os novos documentos na grelha fazer Refrescar dados;
Nota: As linhas dos documentos ficam temporariamente com uma cor laranja, o que significa que o serviço de leitura automática de documentos (OCR) ainda não processou. Apenas necessidade de aguardar que o serviço termine de executar a tarefa.
1. Aceder ao portal Contabilidade, menu Lançamentos > Documentos digitais;
2. Selecionar botão Opções;
3. Por fim, na lista de opções deve Ativar ou Desativar, caso pretenda respetivamente de mostrar ou ocultar a informação da grelha.
Gestão de Tarefas
- Como ativar as tarefas por defeito?
- Como criar uma nova tarefa?
- Como concluir uma tarefa manualmente?
1. Aceder ao portal Ativos, menu Ficha de Ativos;
2. Clicar Novo para criar o ativo;
3. Preencher dados do Ativo, nos vários separadores;
4. Por fim, clicar em Finalizar.
1. Aceder ao portal Ativos, menu Importação de Ativos;
2. Clicar em Novo e preencher os dados do ativo, fazer seguinte e por fim Finalizar ou Clicar em Excel > criar folha de importação e fazer ok;
Nota:
- Pode criar os ativos de anos anteriores um a um em Novo ou poderá gerar um template em Excel para efetuar a importação;
- Ao gerar folha de importação os campos obrigatórios já estão selecionados por defeito, caso queira acrescentar mais algum é só ativar a flag no campo que pretender.
3. Caso tenha utilizado o Excel para importação, após preenchimento do ficheiro deve clicar novamente em Excel > Importar ficheiro;
Nota:
- Caso surjam erros na importação, clicar na seta direcional para baixo e tem as opções disponíveis para efetuar correções (ver imagem abaixo).
1. Aceder ao portal Ativos, menu Registar Ativos com base na contabilidade;
2. Clicar Pesquisar documento de contabilidade;
3. Selecionar documento contabilístico e fazer OK;
4. Em seguida clicar no botão + (Novo Ativo);
5. Preencher dados do Ativo, clicar em avançar até concluir o preenchimento da ficha do bem, por fim Finalizar;
6. Após finalizar, clicar em Guardar.
NOTA: Caso pretenda criar vários ativos associados ao mesmo documento, deve repetir o passo 4 e 5, indicando o valor de cada ficha.
1. Aceder ao portal Ativos, menu Depreciação de Ativos;
2. Clicar Pesquisar e Selecionar os ativos que quer depreciar;
3. Por fim, clicar Registar depreciações.