FAQ’s -Wigo Software

FAQs | wigo software

Como Podemos

Ajudar?

Como aceder diretamente à Plataforma WIGO?

Para aceder diretamente à nossa plataforma, basta iniciar sessão na sua conta WIGO através do nosso site oficial – www.wigo.pt

Como Criar, Alterar ou Apagar um Centro de Custo na WIGO?
Aceder à Plataforma WIGO:
  1. Faça login na sua conta WIGO através do site oficial.
Criar um Centro de Custo:
  1. Acesse a seção “Manutenção” no menu principal da sua conta WIGO.
  2. Escolha a opção “Centros de Custo”.
  3. Clique em “Novo”.
  4. Indique um código e nome para o novo Centro de Custo.
  5. Finalize clicando em “Guardar”.
Alterar um Centro de Custo Existente:
  1. Selecione o Centro de Custo que deseja modificar e clique em “Editar”.
  2. Faça as alterações necessárias nos dados.
  3. Finalize clicando em “Guardar”.
Apagar um Centro de Custo Existente:
  1. Selecione o Centro de Custo que deseja apagar e clique em “Apagar”.
  2. Confirme se deseja realmente apagar e clique em “OK”.
Como Atualizar Dados da Sua Empresa na WIGO?
  1. Faça login na sua conta WIGO através do site oficial.
  2. No menu principal, acesse as “Configurações” no portal Comercial.
  3. Clique na opção “Empresa” para acessar as configurações da sua empresa.
  4. Proceda à alteração dos dados conforme necessário.
  5. Finalize clicando em “Guardar”   alterações.
Como Solicitar Apoio Técnico na WIGO?
  1. Dentro da aplicação WIGO, localize e clique na seção “CENTRO DE AJUDA” na parte inferior do site.

  2. Será redirecionado para a página de FAQ’s – Perguntas Frequentes. Se não encontrar a ajuda desejada, desça até o final da página e clique em: “Pedir Assistencia”

  3. Preencha corretamente o formulário de pedido de assistência, incluindo os seus contatos, que utilizaremos para entrar em contato consigo.

  4. Clique em “Submeter” para enviar o pedido.

  5. Verifique a sua caixa de e-mail, pois receberá imediatamente um e-mail de confirmação da submissão do seu pedido de assistência. Aguarde pelo contato da nossa equipa técnica.

Nota: A WIGO conta com uma equipa técnica especializada pronta para ajudar sempre que precisar.

Como Adquirir a Gestão Comercial numa Empresa com Gestão Administrativa?
  1. Acesse a Loja WIGO através do seguinte link: https://store.wigo.pt/

  2. Clique na opção “Empresas > Empresário”.

  3. Em seguida, clique em “Comprar”.

  4. Escolha o plano desejado, a periodicidade de pagamento, o meio de pagamento e forneça o endereço de e-mail para receber os dados de pagamento.

Como alterar a palavra-passe?
  1. Acesse a Loja WIGO através do seguinte link: https://cloudstore.wigo.pt/.

  2. Clique em “Minha Conta > O Meu Perfil”.

  3. Insira a Palavra-passe atual e a Nova Palavra-passe nos campos correspondentes.

  4. Por fim, clique em “Alterar”.

Como Atualizar Dados de Faturação?
  1. Acesse a Loja através do seguinte link: https://store.wigo.pt/

  2. Clique em “Minha Conta > Dados de Faturação”.

  3. Clique em “Editar” e preencha os dados que deseja atualizar.

  4. Por fim, clique em “Atualizar”.

Como Adquirir a Gestão Administrativa numa Empresa com Gestão Comercial?
  1. Acesse a Loja através do seguinte link: https://store.wigo.pt/.

  2. Clique na opção “Empresas > Contabilista”.

  3. Em seguida, clique em “Comprar”.

  4. Escolha o plano desejado, a periodicidade de pagamento, o meio de pagamento e forneça o endereço de e-mail para receber os dados de pagamento.

Como posso usar os documentos editáveis/rascunhos?
  1. 1. Aceder ao portal Comercial, menu Clientes > Vendas;

    2. Selecionar o separador Em Rascunho;

    3. Abrir na seta o documento que quer editar:

    4. Por fim, clicar em Editar.

Como importar clientes por Excel?
  1. 1. Aceder ao portal  Comercial, menu Clientes > Fichas de Clientes;

    2. Selecionar opção Importar  > Descarregar modelo de importação ;

    3. Abrir o excel extraido e preencher os dados;

    4. Em seguida, após preencimento do excel, entrar no portal Comercial, menu  Clientes > Fichas de Clientes > Importar;

    5. Fazer avançar;

    6. Inserir ficheiro devidamente preenchido;

    7. Por fim clicar em Guardar;

Como criar e atribuir pais num cliente?

1. Aceder ao portal Comercial, menu Clientes > Fichas de Clientes;

2. Selecionar opção Novo, no campo País verificar na seta direcional para baixo se já existe o país;

3. Caso não exista, clicar sobre o campo país, nos três pontos aceder a  Manutenção de países > Novo;

4. Em seguida, selecionar o país no campo País.

Como criar um cliente?
  1. 1. Aceder ao portal Comercial, menu Clientes > Fichas de Clientes;

    2. Selecione a opção Novo;

    3. Insirir o NIF e clicar em Enter para o sistema preencher automaticamente os restantes campos;

    Nota: Se o cliente não for nacional, então selecione no campo Natureza Conta se é um cliente da UE ou Outros Mercados, sendo neste caso obrigatório identificar o País.

    4. Preencher ou alterar qualquer outro campo caso pretenda;

    5. Por fim, clicar em Guardar

Como emitir recebimentos a clientes?
  1. 1. Aceder ao portal Contabilidade, menu Clientes > Recebimentos;

    2. Clicar em Novo;

    3. Inserir o Cliente e a Data para o qual quer emitir o novo recibo

    4. Em seguida, colocar a quantia recebida e fazer Guardar;

    Nota: Pode indicar que recebeu a quantia toda no botão “recebeu tudo” pode apagar os valores inseridos em “limpar valor recebido”  ou ainda distribuir valores manualmente .

    5. Por fim, colocar a quantia entregue pelo cliente, dar uma descrição e fazer Guardar.

Como emitir faturas com retenção?
  1. 1. Aceder ao portal Comercial, menu Artigos;

    2. Dentro do Artigo, no separador stocks, ativar a opção Tem Retenção na Fonte;

    3. A seguir aceder à ficha do Cliente, e selecionar a opção mais correta no campo Cód. Retenção;

    4. Por fim, pode emitir a fatura e o sistema vai automaticamente fazer as contas da retenção na fonte de IRS ou IRC.

Como criar um artigo?

1. Aceder ao portal Comercial, menu Artigos;

2. Clicar em Novo;

Nota:

  • No paínel de criação do artigo é obrigatório preencher pelo menos dois campos, o nome do artigo e a família do artigo;
  • Como se verifica não é obrigatório colocar o código do artigo, pois caso este não fique preenchido pelo utilizador, o software irá criar um código automaticamente;
  • Como se verifica existem muitos campos que poderá preencher, no entanto, quando selecionar a Família irá reparar que o sistema irá preencher por defeito a maior parte dos campos disponíveis, permitindo ao utilizador alterar a informação. Além disto, ao emitir por exemplo uma fatura serão preenchidos por defeitos os seguintes campos que estão assinalados no artigo: IVA Venda que é a taxa de IVA, Unidade e Preço sem IVA;
  • Também na ficha do artigo tem a possibilidade de indicar se o artigo vai ou não movimentar stocks, em Movimenta Stock.

 

3. Por fim, clicar em Guardar e poderá verificar o seu novo artigo foi criado com sucesso.

Como atribuir preço com ou sem IVA?

1. Aceder ao portal Comercial, menu Artigos

2. Selecionar o artigo e Editar:

3. Clicar no separador Preço;

4. Por fim, indicar o preço do artigo com ou sem IVA. (Consoante a taxa de IVA o preço com ou sem iva é atualizado).

Como classificar artigos com Taxa de IVA?

1. Aceder ao portal Comercial, menu Artigos

2. Selecionar o artigo e Editar ou criar um Novo artigo;

3. Clicar no separador Impostos e outro;

4. Por fim, definir a Taxa de IVA:

4.1 Para definir taxa de Iva na venda ( IVA venda);

4.2 Para definir taxa de Iva na Compra ( IVA compra).

Como lançar compra com numero do documento de fornecedor?

1. Aceder ao Portal Comercial, menu Manutenções > Tipos de Documento;

2. Selecionar o tipo de documento para o qual quer definir o relatório Sem valorização;

3. Clicar em Editar;

4. Por fim, no campo Relatório por defeito, definir o Relatório A4 Sem valorização.

Como definir o relatório de impressão sem valorização?
  1. 1. Aceder ao portal  Comercial, menu Formecedores > Compras

    2. Clicar em Novo para criar um novo documento;

    3. Em seguida, indicar Tipo de documento, FornecedorCód. moedaDoc. Externo e Data do doc. Externo;

    Nota: Doc. Externo serve para indicar o numero do documento de Fornecedor, por exemplo FT 01/00001.

    4. Indicar o Artigo e os respetivos valores;

    5. Por fim, Guardar Rascunho ou Finalizar documento.

Como emitir Guia de Transporte/Guia de Remessa?

1. Aceder ao portal Comercial, menu Clientes ou Fornecedores > Guias;

2. Clicar em Novo;

3. Caso seja a primeira vez que está a emitir uma Guia, configurar Usarname e Password para Login AT – Doc. Transp. e fazer Guardar;

4. Em seguida, emitir o Documento (Guia de transporte)

5. Por fim, fazer Guardar.

Como criar um utilizador no portal da finanças para comunicar documentos de transporte?

Antes de configurar o CentralGest Cloud relativamente à comunicação dos documentos de transporte é necessário que crie um utilizador no portal das finanças com permissões de comunicação.

1. Aceder a https://www.portaldasfinancas.gov.pt/;

2. A seguir clicar em Iniciar Sessão e preencher as suas credencias de acesso ao portal;

3. No campo de Pesquisa escrever “gestão de utilizadores” e clicar  em Aceder;

 

4. No canto inferior direito do próximo ecrã clicar no botão CRIAR UM NOVO UTILIZADOR;

5. Preencher os campos NomeSenha e Confirme Senha. Tome nota da senha que definiu, pois ela será utilizada no CentralGest Cloud;

6. Ativar a opção WDT – Comunicação de dados de Documentos de Transporte;

7. E por fim fazer Submeter;

8. A seguir tome nota do código de utilizador que o portal lhe atribuiu, sendo o número de “contribuinte / número”, exemplo: 123456789/3. 

Nota: Tome nota do utilizador e da senha, pois estes dados são necessários no CentralGest Cloud para configurar a comunicação dos documentos de transportes com o Portal da Autoridade Tributária.

Stocks

Como consultar inventário?

1. Aceder ao portal Comercial, menu Stocks > Inventários ;

2. Por fim, clicar em Pesquisar.

Nota: Caso queira aceder aos inventários gravados clicar no botão Ver inventários gravados.

Como importar inventário inicial de stocks ?

1. Aceder ao portal Comercial, menu Stocks > Entradas diversas;

2. Clicar no botão Novo, preencha o tipo de doc.: 72 – Inventário Inicial e terá a possíbilidade de carregar linha a linha ou no botão Ações > Importar Linhas – templateDescarregar modelo de importação, preencher o mesmo com os dados a importar;

3. Para carregar o ficheiro deve Carregar modelo preenchido, de seguida fazer Avançar e por fim Finalizar;

4. Por fim, fazer Guardar

Como exportar/comunicar Inventário AT?

1. Aceder portal Comercial, menu Stocks > Inventários;

2. Nos Filtros de pesquisa, indicar os dados que pretende visualizar  e fazer pesquisar;

3. Em seguida, clicar em Criar Inventário;

4. Dar um Nome ao Inventário e fazer Guardar;

5. Após Guardar, validar os dados apresentados, clicar no botão Exportar / Comunicar Inventário AT.

Nota: Pode criar o ficheiro CSV o ficheiro XML, conforme opções disponíveis.

Como obter os extratos de artigos?

1. Acerder ao portal Comercial,menu Stocks > Extrato de artigos;

2. Indicar o intervalo de artigos (de a até) que pretende analisar;

3. Selecionar intervalo de datas (de a até) que pretende analisar;

4. Por fim clicar em Pesquisar para ver o extrato.

Ou 

A partir da ficha de artigo:

Como efetuar acertos no stock?

O WIGO dispõe da funcionalidade de entradas e saídas diversas de stock, que permite adicionar e corrigir rapidamente as quantidades e valorizações de diversos artigos em série. 

ENTRADAS DIVERSAS

1. Aceder ao portal Comercial, menu Stocks > Entradas diversas;

2. Indicar a Data Doc, que é a data do acerto por entrada em stock;

3. Na linha da grelha indicar pelo menos o ArtigoQuantidade e Preço. Para passar para próxima linha clicar na seta para baixo do seu teclado;

4. Por fim, Guardar

 

SAÍDAS DIVERSAS

1. Aceder ao portal Comercial, menu Stocks > Entradas diversas;

2. Indicar a Data Doc, que é a data do acerto por entrada em stock;

3. Na linha da grelha indicar pelo menos o ArtigoQuantidade e Preço. Para passar para próxima linha clicar na seta para baixo do seu teclado;

4. Por fim, Guardar

Financeiro

Como aceder ao registo de cadastro?

1. Aceder ao portal Recursos Humanos, menu Ficha do Colaborador;

2. Clicar sobre o funcionário que pretende consultar;

3. Selecionar a opção Histórico de dados;

4. Por fim, selecionar o registo que quer visualizar.

Como criar novo colaborador?

1. Aceder ao portal Recursos Humanos, menu Ficha de colaboradores;

2. Selecionar a opção novo;

3. Preencher os dados da ficha (os campos a vermelho são de preenchimento obrigatório);

4. Por fim, clicar em Guardar.

Como consulta de listagens disponíveis relativas aos Recursos Humanos?

1. Aceder ao portal Recursos Humanos, menu Consultas

2. Aqui tem disponivel vários tipos de listagens: 

  • Folha de ordenados;
  • Listagens de estatísticas de vencimento;
  • Listagem de dados de colaboradores;
  • Listagem de Encargos;
  • Listagens de controlo de IRS.
Como copiar abonos/descontos entre empresas?

1. Aceder ao portal Recursos Humanos, menu Ferramentas > Cópia Abonos/Descontos

2. Clicar em Avançar;

3. Indicar o Tipo, escolher o código de Abono/Desconto, selecionar a opção cópia de cruzamentos e integração de salários caso pretenda copiar os cruzamentos e a configuração da integração. Por ultimo deve selecionar as empresas para o qual quer copiar o abono/desconto;

4.Em seguida, clicar em Avançar

Nota: A descrição indica se o abono/desconto já existe no destino.

5. Validar se está tudo correto e selecionar as empresas;

6. Por fim, fazer Avançar.

Como criar a primeira conciliação bancária?

1. Aceder ao portal Contabilidade, menu Lançamentos > Conciliação bancária;

2. Clicar no botão Ações de Conciliação > Nova conciliação;

3. No painel seguinte, escolher a Conta do banco e o Período a que respeita a nova conciliação;

4. Inserir o Saldo inicial no banco (este campo é preenchido apenas na primeira conciliação efetuada neste banco) e assinalar se esse saldo é a Débito (se for negativo) ou a Crédito (se for positivo) na perspetiva do banco;

5. Introduzir o Saldo final no banco que tem no seu extrato bancário e assinale se esse saldo é a Débito (se for negativo) ou a Crédito (se for positivo) na perspetiva do banco;

6. Por fim, clicar em Criar.

Como criar uma nova conciliação bancária?

1. Aceder ao portal Contabilidade, menu  Lançamentos > Conciliação bancária;

2. Clicar no Banco e na linha que corresponde ao Período da última conciliação bancária existente;

3. Já com a conciliação aberta clicar no botão Ações de Conciliação > Nova conciliação;

4. Introduzir o Saldo final do banco que tem no seu extrato e assinalar se esse saldo é a Débito (se for negativo) ou a Crédito (se for positivo) na perspetiva do banco;

5. Por fim, clicar no botão Criar.

Como adicionar no banco os documentos pendentes de primeira conciliação?

Após a criação da primeira conciliação bancária, pode ser necessário acrescentar os documentos que já existiam na anterior conciliação bancária e que estavam como pendentes no lado do banco.

1. Criar a identificação da primeira conciliação bancária (veja aqui como: Criar a primeira conciliação bancária);

2. No separador extrato do banco, clicar no botão (+)  e a seguir em Adicionar lançamento de primeira conciliação do banco;

3. Preencher  para o movimento a inserir a DescriçãoData de movimentoValor e o Tipo de movimento na perspetiva do banco;

4. Por fim, clicar em Criar e a nova linha ficará visível na grelha do extrato do banco numa cor laranja, tal como na imagem abaixo.

Como conciliar um movimento da contabilidade com o rato?

Aplicação de conciliação bancária do CentralGest Cloud permite conciliar os movimentos da contabilidade com o extrato bancário através do teclado ou rato. É ainda possível conciliar um ou vários valores em simultâneo.

1. Criar uma conciliação bancária (veja aqui como: Criar a primeira conciliação bancária ou Criar uma nova conciliação bancária);

2. De seguida efetuar um Duplo clique com o rato na linha que pretende conciliar, em qualquer da linha.

3. Por fim, o movimento conciliado fica visível no extrato do banco com uma cor verde e é sempre a primeira linha no topo da grelha.

Como validar os valores apresentados na grelha de documentos digitais após leitura de OCR?

1. Aceder ao portal Contabilidade, menu Lançamentos > Documentos digitais;

2. Selecione Adicionar documento(s);

Nota: Após aplicação terminar o processamento por OCR, ficará com uma grelha tal como na imagem seguinte.

3. Corrijir as células que apresentaram cor;

Dica: Retifique a data e coloque os últimos 3 digitos da fatura, a seguir clique no botão Obter dados do eFatura.

 4. Por fim, fazer Guardar.

Quais os conceitos básicos do arquivo digital?

O Arquivo Digital do CentralGest Cloud está divido em dois grandes tipos de documentos:

1. Documentos não classificados, ou seja, documentos ainda não tratados pela contabilidade.

2. Documentos classificados, que já se encontram contabilizados e numerados na contabilidade.

Por defeito, o sistema apresenta por defeito 5 pastas, mas pode adicionar mais: ComprasVendasOperações diversasRecebimentos e Pagamentos.

Pode criareditar e remover a visibilidade de pastas do arquivo digital, mas não consegue eliminar pastas.

Como adicionar documentos digitais ao arquivo digital?

1. Aceder ao portal Contabilidade, menu Lançamentos > Documentos digitais;

2. Clicar na opção Adicionar documento(s);

3. Identificar a Pasta onde vai pretende adicionar os documentos digitais e clique no “+“;

4. Inserir os documentos, de acordo com a imagem seguinte:

5. Por fim, para visualizar os novos documentos na grelha fazer Refrescar dados;

Nota: As linhas dos documentos ficam temporariamente com uma cor laranja, o que significa que o serviço de leitura automática de documentos (OCR) ainda não processou. Apenas necessidade de aguardar que o serviço termine de executar a tarefa.

Como mostrar e ocultar colunas na grelha de documentos digitais?

1. Aceder ao portal Contabilidade, menu Lançamentos > Documentos digitais;

2. Selecionar botão Opções;

3. Por fim, na lista de opções deve Ativar ou Desativar, caso pretenda respetivamente de mostrar ou ocultar a informação da grelha.

Gestão de Tarefas

Como criar um Ativo?

1. Aceder ao portal Ativos, menu Ficha de Ativos;

2. Clicar Novo para criar o ativo;

3. Preencher dados do Ativo, nos vários separadores;

4. Por fim, clicar em  Finalizar.

Como importar vários Ativos por Excel?

1. Aceder ao portal Ativos, menu Importação de Ativos

2. Clicar em Novo e preencher os dados do ativo, fazer seguinte e por fim Finalizar ou Clicar em Excel > criar folha de importação  e fazer ok;

Nota:

  • Pode criar os ativos de anos anteriores um a um em Novo ou poderá gerar um template em Excel para efetuar a importação;
  • Ao gerar folha de importação os campos obrigatórios já estão selecionados por defeito, caso queira acrescentar mais algum é só ativar a flag no campo que pretender.

3. Caso tenha utilizado o Excel para importação, após preenchimento do ficheiro deve clicar novamente em Excel > Importar ficheiro;

Nota:

  • Caso surjam erros na importação, clicar na seta direcional para baixo e tem as opções disponíveis para efetuar correções (ver imagem abaixo).
Como criar Ativo a partir do documento contabilístico?

1. Aceder ao portal Ativos, menu Registar Ativos com base na contabilidade;

2. Clicar Pesquisar documento de contabilidade;

3. Selecionar documento contabilístico e fazer OK;

4. Em seguida clicar no botão +  (Novo Ativo);

5. Preencher dados do Ativo, clicar em avançar até concluir o preenchimento da ficha do bem, por fim Finalizar;

6. Após finalizar, clicar em Guardar.

 

NOTA: Caso pretenda criar vários ativos associados ao mesmo documento, deve repetir o passo 4 e 5, indicando o valor de cada ficha.

Como registar depreciações?

1. Aceder ao portal Ativos, menu Depreciação de Ativos;

2. Clicar Pesquisar e Selecionar os ativos que quer depreciar;

3. Por fim, clicar Registar depreciações.