Guias | Orçamentos | Encomendas – FAQ’s

Guias | Orçamentos | Encomendas

Como definir o relatório de impressão sem valorização?
  1. 1. Aceder ao portal  Comercial, menu Formecedores > Compras

    2. Clicar em Novo para criar um novo documento;

    3. Em seguida, indicar Tipo de documento, FornecedorCód. moedaDoc. Externo e Data do doc. Externo;

    Nota: Doc. Externo serve para indicar o numero do documento de Fornecedor, por exemplo FT 01/00001.

    4. Indicar o Artigo e os respetivos valores;

    5. Por fim, Guardar Rascunho ou Finalizar documento.

Como emitir Guia de Transporte/Guia de Remessa?

1. Aceder ao portal Comercial, menu Clientes ou Fornecedores > Guias;

2. Clicar em Novo;

3. Caso seja a primeira vez que está a emitir uma Guia, configurar Usarname e Password para Login AT – Doc. Transp. e fazer Guardar;

4. Em seguida, emitir o Documento (Guia de transporte)

5. Por fim, fazer Guardar.

Como criar um utilizador no portal da finanças para comunicar documentos de transporte?

Antes de configurar o CentralGest Cloud relativamente à comunicação dos documentos de transporte é necessário que crie um utilizador no portal das finanças com permissões de comunicação.

1. Aceder a https://www.portaldasfinancas.gov.pt/;

2. A seguir clicar em Iniciar Sessão e preencher as suas credencias de acesso ao portal;

3. No campo de Pesquisa escrever “gestão de utilizadores” e clicar  em Aceder;

 

4. No canto inferior direito do próximo ecrã clicar no botão CRIAR UM NOVO UTILIZADOR;

5. Preencher os campos NomeSenha e Confirme Senha. Tome nota da senha que definiu, pois ela será utilizada no CentralGest Cloud;

6. Ativar a opção WDT – Comunicação de dados de Documentos de Transporte;

7. E por fim fazer Submeter;

8. A seguir tome nota do código de utilizador que o portal lhe atribuiu, sendo o número de “contribuinte / número”, exemplo: 123456789/3. 

Nota: Tome nota do utilizador e da senha, pois estes dados são necessários no CentralGest Cloud para configurar a comunicação dos documentos de transportes com o Portal da Autoridade Tributária.

Quais as alternativas de comunicação de Documentos de Transporte?

ALTERNATIVA 1 – Via Manual ( No caso de não estar configurado WEBSERVICE)

1. Aceder ao portal da AT;

2. Clicar no Separador Doc. de Transporte Remetente dos bens Emissão dos documentos de transporte;

3. Preencher os campos solicitados;

4. Por fim, fazer Submeter.

Nota: Apesar de ter feito a guia manualmente no site da AT, é aconselhado replicar essa operação no sistema.

 

ALTERNATIVA 2 – Via Telefonica (No caso de a AT ter os serviços suspensos)

1. Consultar a seguinte FAQ, Como emitir Guia de Transporte/Guia de Remessa?

2. Consultar a seguinte documentação: Comunicação por Telefone – AT

3. Após responder às questões acima referidas, será atribuído o código da AT;

4. Este código atribuído, deve ser inserido na sua guia que se encontra já efetuada no sistema, mas não comunicada;

5. Clicar em AçõesInserir Doc. AT, Inserir o Código Marcar como “Concluído”;

6. Por fim, após marcar como “concluído” pode verificar que o modo de envio da guia indica “Por telefone”.

Como configurar comunicação por webservice de documentos de transporte com a AT?

Para o CentralGest Cloud conseguir comunicar os dados dos documentos de transporte à Autoridade Tributária tem de ter um utilizador para este fim criado no portal da finanças.

1. Aceder ao portal Comercial, menu Clientes > Guias;

2. Em seguida clicar Configurações >  WEBSERVICE AT – Documentos de Transporte;

3. Preencher o Utilizador e Senha, com os dados gerados;

4. Por fim, fazer Guardar.

Como fazer uma Guia de Transporte Global ?

1. Aceder ao portal Comercial, menu Clientes > Guias;

2. Clicar no botão Novo;

3. Selecionar o tipo de documento Guia de Transporte Global.

Como fazer uma entrega efetiva sobre Guia de Transporte Global ?

Sobre cada Guia de Transporte Global, é possível fazer os seguintes tipos de entrega efetiva: Fatura (FT), Guia de Remessa (GR).

1. Aceder ao portal Comercial, menu  Manutenções > Tipos de Documento;

2. Clicar no botão Novo;

3. Irá abrir o Assistente para criação de novo tipo de documento:

3.1. Indicar o tipo de documento base para criar a Fatura (FT);

3.2. Indicar o tipo de documento base 51 para criar a Guia de Remessa(GR).

4. No novo tipo de documento deve ser colocado a verdadeira a seguinte opção: [X] Entrega efetiva sobre documento global.

 

Para fazer cada um destes documentos existe uma validação extra.

É obrigatório o preenchimento do campo: Doc. Global (Este campo irá permitir identificar à AT qual o documento que está relacionado)

Nota: É possível obter o valor da última guia comunicada e/ou pesquisar

Como criar um orçamento?

1. Aceder ao portal Comercial, menu Clientes > Orçamentos;

2. Na grelha da lista de orçamentos, clicar no botão Novo;

3. No campo Tipo de documento selecionar a opção Orçamento;

4. A seguir preencher os restantes campos, como por exemplo, Cliente, Data, Artigo, Quantidade, Preço, IVA;

5. Por fim, fazer Gravar e veja o documento em PDF.