Guias | Orçamentos | Encomendas
1. Aceder ao portal Comercial, menu Formecedores > Compras;
2. Clicar em Novo para criar um novo documento;
3. Em seguida, indicar Tipo de documento, Fornecedor, Cód. moeda, Doc. Externo e Data do doc. Externo;
Nota: O Doc. Externo serve para indicar o numero do documento de Fornecedor, por exemplo FT 01/00001.
4. Indicar o Artigo e os respetivos valores;
5. Por fim, Guardar Rascunho ou Finalizar documento.
- Gestão de Encomendas
1. Aceder ao portal Comercial, menu Clientes ou Fornecedores > Guias;
2. Clicar em Novo;
3. Caso seja a primeira vez que está a emitir uma Guia, configurar Usarname e Password para Login AT – Doc. Transp. e fazer Guardar;
4. Em seguida, emitir o Documento (Guia de transporte)
5. Por fim, fazer Guardar.
Antes de configurar o CentralGest Cloud relativamente à comunicação dos documentos de transporte é necessário que crie um utilizador no portal das finanças com permissões de comunicação.
1. Aceder a https://www.portaldasfinancas.gov.pt/;
2. A seguir clicar em Iniciar Sessão e preencher as suas credencias de acesso ao portal;
3. No campo de Pesquisa escrever “gestão de utilizadores” e clicar em Aceder;
4. No canto inferior direito do próximo ecrã clicar no botão CRIAR UM NOVO UTILIZADOR;
5. Preencher os campos Nome, Senha e Confirme Senha. Tome nota da senha que definiu, pois ela será utilizada no CentralGest Cloud;
6. Ativar a opção WDT – Comunicação de dados de Documentos de Transporte;
7. E por fim fazer Submeter;
8. A seguir tome nota do código de utilizador que o portal lhe atribuiu, sendo o número de “contribuinte / número”, exemplo: 123456789/3.
Nota: Tome nota do utilizador e da senha, pois estes dados são necessários no CentralGest Cloud para configurar a comunicação dos documentos de transportes com o Portal da Autoridade Tributária.
ALTERNATIVA 1 – Via Manual ( No caso de não estar configurado WEBSERVICE)
1. Aceder ao portal da AT;
2. Clicar no Separador Doc. de Transporte > Remetente dos bens > Emissão dos documentos de transporte;
3. Preencher os campos solicitados;
4. Por fim, fazer Submeter.
Nota: Apesar de ter feito a guia manualmente no site da AT, é aconselhado replicar essa operação no sistema.
ALTERNATIVA 2 – Via Telefonica (No caso de a AT ter os serviços suspensos)
1. Consultar a seguinte FAQ, Como emitir Guia de Transporte/Guia de Remessa?
2. Consultar a seguinte documentação: Comunicação por Telefone – AT
3. Após responder às questões acima referidas, será atribuído o código da AT;
4. Este código atribuído, deve ser inserido na sua guia que se encontra já efetuada no sistema, mas não comunicada;
5. Clicar em Ações> Inserir Doc. AT, Inserir o Código e Marcar como “Concluído”;
6. Por fim, após marcar como “concluído” pode verificar que o modo de envio da guia indica “Por telefone”.
Para o CentralGest Cloud conseguir comunicar os dados dos documentos de transporte à Autoridade Tributária tem de ter um utilizador para este fim criado no portal da finanças.
1. Aceder ao portal Comercial, menu Clientes > Guias;
2. Em seguida clicar Configurações > WEBSERVICE AT – Documentos de Transporte;
3. Preencher o Utilizador e Senha, com os dados gerados;
- Caso não os dados, pode obtê-los da seguinte forma: Como criar um utilizador no portal da finanças
4. Por fim, fazer Guardar.
1. Aceder ao portal Comercial, menu Clientes > Guias;
2. Clicar no botão Novo;
3. Selecionar o tipo de documento Guia de Transporte Global.
Sobre cada Guia de Transporte Global, é possível fazer os seguintes tipos de entrega efetiva: Fatura (FT), Guia de Remessa (GR).
1. Aceder ao portal Comercial, menu Manutenções > Tipos de Documento;
2. Clicar no botão Novo;
3. Irá abrir o Assistente para criação de novo tipo de documento:
3.1. Indicar o tipo de documento base 1 para criar a Fatura (FT);
3.2. Indicar o tipo de documento base 51 para criar a Guia de Remessa(GR).
4. No novo tipo de documento deve ser colocado a verdadeira a seguinte opção: [X] Entrega efetiva sobre documento global.
Para fazer cada um destes documentos existe uma validação extra.
É obrigatório o preenchimento do campo: Doc. Global (Este campo irá permitir identificar à AT qual o documento que está relacionado)
Nota: É possível obter o valor da última guia comunicada e/ou pesquisar
1. Aceder ao portal Comercial, menu Clientes > Orçamentos;
2. Na grelha da lista de orçamentos, clicar no botão Novo;
3. No campo Tipo de documento selecionar a opção Orçamento;
4. A seguir preencher os restantes campos, como por exemplo, Cliente, Data, Artigo, Quantidade, Preço, IVA;
5. Por fim, fazer Gravar e veja o documento em PDF.