Vendas – FAQ’s

Vendas

Como posso usar os documentos editáveis/rascunhos?
  1. 1. Aceder ao portal Comercial, menu Clientes > Vendas;

    2. Selecionar o separador Em Rascunho;

    3. Abrir na seta o documento que quer editar:

    4. Por fim, clicar em Editar.

Como adicionar notas de faturação do cliente?

1. Aceder ao portal Comercial, menu Clientes > Ficha de clientes;

2. Selecionar o cliente e fazer Editar;

3. No separador Características > Notas de Faturação, adicionar o texto pretendido;

4. Após adicionar o texto, fazer Guardar;

5. Em seguida aceder ao menu Clientes > Vendas

6. Fazer Novo, selecionar o Tipo Doc. e o Cliente;

7. Após selecionar o Cliente, é apresentado uma opção Notas de Faturação;

8. Por fim, pode visualizar essas notas clicando nessa opção.

NOTA: Caso queira alterar as notas, deve aceder novamente à ficha de cliente e proceder a respetiva alteração.

Como criar artigo no momento de faturação?

1. Aceder ao portal Comercial, menu Clientes > Vendas;

2. Clicar em Novo;

3. Preencher o cabeçalho da venda;

4. Em seguida, já nas linhas, no campo artigo clicar em ;

5. Após clicar em , irá aparecer a janela para criar o Artigo;

6. Por fim , após dados do artigo estarem devidamente preenchidos fazer Guardar.

Como aplicar arrendamento manual?

1. Aceder ao portal Comercial, menu Clientes > Vendas;

2. Ao emitir documento, clicar em Ações > Arredondamento Manual;

3. Indicar o montante do arredondamento, na parte da incidência (Incid. Arred. Manual) ou na parte do IVA (IVA. Arred. Manual)

4. Por fim, fazer OK.

Como criar fatura-recibo a consumidor final com contribuinte?

1. Aceder ao portal  Comercial, menu Clientes  > Vendas

2. Clicar em Novo para criar um novo documento;

3. Em seguida, indicar Tipo de documento (2- Fatura-recibo);

4. No cliente, colocar o contribuinte (Exemplo:999999990);

5. Em seguida preencher os restantes campos e inserir as linhas de faturação;

6. Por fim, Guardar em Rascunho ou Finalizar Documento.

Nota: Pode verificar que este não criou conta corrente mas sim levou a um cliente de ID alternativa 211119999.

Como efetuar pesquisa avançada nos artigos?

1. Aceder ao portal Comercial, menu Artigos;

2. Clicar em Pesquisa Avançada;

3. Dentro da pesquisa pode ordenar por: Tipo de artigo, Gr. Família, Família e Sub-Família;

4. Pode também aceder à Pesquisa Avançada através Clientes > Vendas;

5. Em seguida fazer Novo documento;

6. No campo artigo, clicar sobre a lupa;

7. Por fim, após abrir a janela pode analisar os dados pretendidos.

Como alterar casas decimais no relatório de faturação?

1. Aceder ao portal Configurações, menu Configurações ERP > Configuração de relatório;

2. Aceder ao módulo Documentos de Gestão Comercial;

3. Indicar nas Variáveis de Relatório, no campo Valor o número de decimais que pretende;

4. Por fim, após alteração clicar em Guardar.

Como alterar casas decimais no relatório de faturação ?

1. Aceder ao portal Configurações, menu Configurações ERP > Configuração de relatório;

2. Aceder ao módulo Documentos de Gestão Comercial;

3. Indicar nas Variáveis de Relatório, no campo Valor o número de decimais que pretende;

4. Por fim, após alteração clicar em Guardar.

Como emitir a nota de crédito a partir da fatura?

1. Aceder ao portal Comercial, menu clientes > vendas;

2. Previsualizar o documento documento comercial (fatura ou outro) que pretende retificar com a nota de crédito;

3. Na janela seguinte clicar no botão Ações e também em Nota de Crédito;

4. Indicar o Motivo de emissão da nota de crédito, para finalizar deverá clicar no botão Nota de Crédito

5. Aplicação irá informar que a nota de crédito foi criada com sucesso e poderá imprimir o documento original, duplicado, triplicado, etc na área de Número de Vias, sendo que poderá enviar os documentos de imediato por email ou visualizar o PDF do documento.

Como duplicar uma fatura rapidamente?

1. Aceder ao portal Comercial, menu Clientes > Vendas;

2. Clicar no documento que pretende duplicar;

3. De seguida, clique em Ações > Duplicar Doc;

4. É duplicado automaticamente como o original, pode alterar qualquer campo que desejar. Se tudo estiver como pretende pode concluir o documento na botão Guardar.

 

NOTA: Este procedimento pode ser executado em qualquer tipo de documento existente no sistema, tais como, orçamentos, encomendas, compras e outros.

Como criar uma Fatura?

1. Aceder ao portal Comercial, menu Clientes > Vendas;

2. Clicar no botão Novo;

3. Selecionar o tipo doc. –  Fatura – FT;

4. Indicar o Cliente utilizando o nome ou contribuinte;

5. inserir a data do documento;

Nota: Em seguida apresenta 4 separadores:

 

  • Linhas;

Preencher o artigo e alterar os restantes campos se necessário.

  • Transporte;

Preencher os dados de cargadescarga transportadora.

 

  • Faturação publica ( para quem utiliza a faturação publica);

 Indicar o contratoacordo quadro e compromisso.

 

  • Anexos;

 Serve para fazer downloadcarregar ou remover documentos.

6. Por fim, clicar em Guardar.

Como adicionar um texto livre na linha do artigo de uma fatura?

1. Aceder ao portal Comercial, menu  Clientes > Vendas;

2. Clicar em Novo e preencher o cabeçalho do documento de faturação;

3. Por fim, introduzir o artigo a faturar e na coluna Nome, clicar na seta para introduzir o texto que pretende adicionar à fatura.

Como alterar o documento de venda sugerido por defeito?

Aplicação sugere nas vendas a Fatura como o tipo de documento por defeito, mas se por exemplo preferir mudar o tipo de documento por defeito para a Fatura/Recibo (Fatura paga no ato) deve efetuar os seguintes passos.

1. Aceda no menu principal a Configurações;

2. Nos separadores selecione Configuração ERP | Documentos comerciais;

3. Na janela que surge no ecrã clique em Vendas efetivas (1) e de seguida ative (2) a linha que corresponder ao documento de venda que pretende que fique visível por defeito na área de vendas.

Como emitir faturas com retenção na fonte?

1. Aceder ao portal Comercial, menu Artigos;

2. No artigo ativar a opção Tem Retenção na Fonte;

Como criar um tipo de documento de faturação?

1. Aceder ao portal Comercial, menu Manutenções > Tipos de documento;

2. Clicar em Novo ou fazer duplo clique sobre o tipo de documento que pretende “duplicar” e uma vez dentro da configuração do tipo de documento clicar Novo

3. A seguir, identificar o número que pretender para a nova série de faturação (se não identificar o software vai sugerir um número automaticamente);

4. Por fim, fazer Guardar.

Nota: Só é possível criar um novo tipo de documento com base num já existente.

Como gerar SAF-T PT de faturação/vendas?

1. Aceder ao portal Comercial, menu SAF-T eFatura;

2. Clicar nas Configurações, escolher o modo de envio;

3. Consoante o modo configurado o sistema permite Gerar ou Comunicar por Webservice;

4. Por fim, aguardar até terminar o processo.

Como associar um motivo de isenção ao código de IVA?

De acordo com a legislação em vigor é obrigatório associar um motivo de isenção de IVA quando se fatura algum artigo com a taxa isenta 0%.

1. Aceder ao portal Comercial, menu  Manuteções > Codigos de Iva

2. Selecionar qual o código de IVA que utiliza na faturação quando vende à taxa isenta;

3. Dentro da aplicação de manutenção do Código de IVA, clicar em Editar;

4. Selecionar o seu motivo de isenção de IVA  e por fim clicar em Guardar.

Como obter o mapa mensal de vendas?

1. Aceder ao portal Comercial, menu Consultas de vendas > Estatísticas por documento;

2. Definir período de análise colocando o primeiro e último dia do mês, respetivamente nos campos De Data Doc  e Até. Por defeito, aplicação apresenta no filtro o mês anterior;

3. A seguir clicar em Imprimir;

4. Selecionar a Listagem que pretender por exemplo, Listagem para IVA Detalhada ou Listagem para IVA Resumida;

5. Por fim, fazer Obter.

Tabela de Motivos de Isenção de IVA

Tabela de Motivos de Isenção de IVA

 

Caso o seu negócio se enquadre na isenção da aplicação do IVA, isto é, se está isento de cobrar IVA, sempre que emite uma fatura deve identificar o devido motivo da isenção.

Nesta tabela pode verificar quais as isenções a aplicar num documento ou na criação do imposto a atribuir aos seus artigos.

 

Tabela de Isenções de IVA, disponibilizadas pela Autoridade Tributária em: Tabela Oficial

Código

Menção a constar na factura

Norma aplicável

M01

1 Artigo 16.º, n.º 6 do CIVA

Artigo 16.º, n.º 6, alíneas a) a d) do CIVA

M02

Artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 198/90, de 19 de junho

Artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 198/90, de 19 de junho

M04

Isento artigo 13.º do CIVA

Artigo 13.º do CIVA

M05

Isento artigo 14.º do CIVA

Artigo 14.º do CIVA

M06

Isento artigo 15.º do CIVA

Artigo 15.º do CIVA

M07

Isento artigo 9.º do CIVA

Artigo 9.º do CIVA

M09

IVA – não confere direito a dedução

Artigo 62.º alínea b) do CIVA

M10

IVA – regime de isenção

Artigo 57.º do CIVA de acordo com o referido no Artigo 53º

M11

Regime particular do tabaco

Decreto-Lei n.º 346/85, de 23 de agosto

M12

Regime da margem de lucro – Agências de Viagens

Decreto-Lei n.º 221/85, de 3 de julho

M13

Regime da margem de lucro – Bens em segunda mão

Decreto-Lei n.º 199/96, de 18 de outubro

M14

Regime da margem de lucro – Objetos de arte

Decreto-Lei n.º 199/96, de 18 de outubro

M15

Regime da margem de lucro – Objetos de coleção e antiguidades

Decreto-Lei n.º 199/96, de 18 de outubro

M16

Isento artigo 14.º do RITI

Artigo 14.º do RITI

M19

Outras isenções

Isenções temporárias determinadas em diploma próprio

M20

IVA – regime forfetário

Artigo 59.º-D n.º2 do CIVA

M21

IVA – não confere direito à dedução (ou expressão similar)

Artigo 72.º n.º 4 do CIVA

M25

Mercadorias à consignação

Artigo 38.º n.º 1 alínea a) do CIVA

M26

Isenção de IVA com direito à dedução no cabaz alimentar

Lei n.º 17/2023, de 14 de abril

M30

IVA – autoliquidação

Artigo 2.º n.º 1 alínea i) do CIVA

M31

IVA – autoliquidação

Artigo 2.º n.º 1 alínea j) do CIVA

M32

IVA – autoliquidação

Artigo 2.º n.º 1 alínea l) do CIVA

M33

IVA – autoliquidação

Artigo 2.º n.º 1 alínea m) do CIVA

M34

IVA – autoliquidação

Artigo 2.º n.º 1 alínea n) do CIVA

M40

IVA – autoliquidação

Artigo 6.º n.º 6 alínea a) do CIVA, a contrário

M41

IVA – autoliquidação

Artigo 8.º n.º 3 do RITI

M42

IVA – autoliquidação

Decreto-Lei n.º 21/2007, de 29 de janeiro

M43

IVA – autoliquidação

Decreto-Lei n.º 362/99, de 16 de setembro

M99

Não sujeito ou não tributado

Outras situações de não liquidação do imposto (Exemplos: artigo 2.º, n.º 2 ; artigo 3.º, n.ºs 4, 6 e 7; artigo 4.º, n.º 5, todos do CIVA)

 

Como saber rapidamente se a fatura foi recebida?

Com o software de faturação do CentralGest Cloud consegue de imediato verificar o estado financeiro dos documentos de vendas.

Assim, se por exemplo uma fatura já se encontrar recebida, o programa mostra com a cor verde a informação que o documento está “Pago“, se o documento ainda estiver por receber ou parcialmente em aberto, o sistema mostrará a cor vermelha e a indicação “Em aberto“.

1. Aceder ao portal Comercial, menu Clientes > Vendas;

2. Na grelha dos documentos de vendas, pode encontrar a infromação financeira na coluna Estado.

Como comunicar séries de faturação à AT (ATCUD)?

Se pretende comunicar as séries de faturação para AT (para obter o código ATCUD), é obrigatório ter registada a senha de acesso ao portal da AT no software CentralGest Cloud. 

1. Clicar sobre o portal Comercial, aceder a Configurações;

2. No separador do lado esquerdo clicar em Empresa;

3. A seguir, clicar no botão Login AT;

4. Por fim, adicionar a Password de acesso ao portal da AT e fazer Guardar.

Para comunicar séries documentais à AT:

1. Aceder ao portal  Comercial, menu Manutenções > Tipos de Documentos > Comunicação de séries à AT;

2. Em comunicação das Séries Documentais a AT, selecionar as séries que pretende comunicar e clicar em Comunica por Web Service;

3. Para visualizar o código ATCUD após a comunicação, aceda ao tipo de documento comunicado.

Como criar meios de pagamento?

1. Aceder ao portal Comercial, menu Manutenções > Meios de pagamento;

2. Clicar em Novo para criar um meio de pagamento;

3. Em seguida, preencher os respetivos campos:  Numero, Nome, Tipo, Tipo de meio de pagamento, nº de conta, IBAN e SWIFT ;

Nota: O numero é opcional, caso não preencha este será preenchido automáticamente.

4. Por fim, fazer Guardar.

Como importar linhas de outros documentos?

1. Aceder ao portal Comercial, menu Clientes > Vendas;

2. Clicar em Ações > Cópia de documento/linhas;

3. Pode filtrar por número de contadata doc. ou por tipo de documento e Pesquisar.

4. Selecionar o documento e fazer Duplicar documento ou Copiar Linhas.

Nota:

  • Duplicar documento – Copia documento com cabeçalho e linhas;
  • Copiar Linhas – Só copia linhas.
Como emitir documento com Moeda Estrangeira?

1. Aceder ao portal Comercial, menu Manutenções > Moeda

2. Criar o Novo cód. moeda ou Editar o já existente para atualização dos dados:

3. Após criar/editar moeda, aceder ao portal Comercial, menu Clientes/Fornecedores > Vendas/Compras;

4. Clicar em opções e ativar Mostrar moeda;

5. Em seguida atualizar câmbio, este pode ser feito de duas formas:

  • De forma manual, inserir o valor diretamente no campo Câmbio;
  • De forma automática clicando no botão de refresh;

Nota: Ao clicar no botão refresh, este vai buscar a informação ao European Central Bank.

6. Por fim, após ter ativado a opção, ao emitir o documento selecionar a moeda pretendida:

Como emitir documentos com campos de análise?

1. Aceder ao portal Comercial, menu Clientes > Vendas;

2. Ao emitir documento, clicar em Opções e ativar o campo de analise que quer visualizar ( por exemplo, Centro de Custo).

Como alterar data de vencimento num documento?

1. Aceder ao portal Comercial, menu Clientes > Vendas;

2. Fazer um Novo documento;

3. Clicar em Opções e colocar o campo data de vencimento como visível;

4. Colocar a Data vencimento que pretende; 

5. Por fim, fazer Guardar.

Nota: Para alterar a Data vencimento de um documento já emitido, este não pode estar integrado na contabilidade.

Como alterar data de vencimento num documento?

1. Aceder ao portal Comercial, menu Clientes > Vendas;

2. Fazer um Novo documento;

3. Clicar em Opções e colocar o campo data de vencimento como visível;

4. Colocar a Data vencimento que pretende; 

5. Por fim, fazer Guardar.

Nota: Para alterar a Data vencimento de um documento já emitido, este não pode estar integrado na contabilidade.

Como alterar a série de um tipo de documento ?

1. Aceder ao portal Comercial, menu Manutenções > Tipos de documentos;

2. Seleciona o Tipo de documento que quer alterar a série/ muneração e fazer editar;

3. Após editar, clicar no botão ” + “ para adicionar nova série;

4. Preencher o Nº. série, dar uma descrição e fazer Gravar;

Nota: Caso não queira que as outras série estejam visiveis quando está a faturar e só clicar em encerrar.

5. Por fim, fazer Guardar no tipo de documento.

Como consultar rastreabilidade entre documentos?

1. Aceder ao portal Comercial, menu Clientes > Vendas

2. Selecionar o documento;

3. Por fim, clicar em Ações > Rastreabilidade.

Nota:

  • Rastreabilidade serve para ver as ligações entre os documentos.