Vendas
1. Aceder ao portal Comercial, menu Clientes > Vendas;
2. Selecionar o separador Em Rascunho;
3. Abrir na seta o documento que quer editar:
4. Por fim, clicar em Editar.
- Faturação Eletrónica
- Faturação pública / EDI
- Integrações
- Referencias de Multibanco - MB
1. Aceder ao portal Comercial, menu Clientes > Ficha de clientes;
2. Selecionar o cliente e fazer Editar;
3. No separador Características > Notas de Faturação, adicionar o texto pretendido;
4. Após adicionar o texto, fazer Guardar;
5. Em seguida aceder ao menu Clientes > Vendas;
6. Fazer Novo, selecionar o Tipo Doc. e o Cliente;
7. Após selecionar o Cliente, é apresentado uma opção Notas de Faturação;
8. Por fim, pode visualizar essas notas clicando nessa opção.
NOTA: Caso queira alterar as notas, deve aceder novamente à ficha de cliente e proceder a respetiva alteração.
1. Aceder ao portal Comercial, menu Clientes > Vendas;
2. Clicar em Novo;
3. Preencher o cabeçalho da venda;
4. Em seguida, já nas linhas, no campo artigo clicar em ;
5. Após clicar em , irá aparecer a janela para criar o Artigo;
6. Por fim , após dados do artigo estarem devidamente preenchidos fazer Guardar.
1. Aceder ao portal Comercial, menu Clientes > Vendas;
2. Ao emitir documento, clicar em Ações > Arredondamento Manual;
3. Indicar o montante do arredondamento, na parte da incidência (Incid. Arred. Manual) ou na parte do IVA (IVA. Arred. Manual)
4. Por fim, fazer OK.
1. Aceder ao portal Comercial, menu Clientes > Vendas;
2. Clicar em Novo para criar um novo documento;
3. Em seguida, indicar Tipo de documento (2- Fatura-recibo);
4. No cliente, colocar o contribuinte (Exemplo:999999990);
5. Em seguida preencher os restantes campos e inserir as linhas de faturação;
6. Por fim, Guardar em Rascunho ou Finalizar Documento.
Nota: Pode verificar que este não criou conta corrente mas sim levou a um cliente de ID alternativa 211119999.
1. Aceder ao portal Comercial, menu Artigos;
2. Clicar em Pesquisa Avançada;
3. Dentro da pesquisa pode ordenar por: Tipo de artigo, Gr. Família, Família e Sub-Família;
4. Pode também aceder à Pesquisa Avançada através Clientes > Vendas;
5. Em seguida fazer Novo documento;
6. No campo artigo, clicar sobre a lupa;
7. Por fim, após abrir a janela pode analisar os dados pretendidos.
1. Aceder ao portal Configurações, menu Configurações ERP > Configuração de relatório;
2. Aceder ao módulo Documentos de Gestão Comercial;
3. Indicar nas Variáveis de Relatório, no campo Valor o número de decimais que pretende;
4. Por fim, após alteração clicar em Guardar.
1. Aceder ao portal Configurações, menu Configurações ERP > Configuração de relatório;
2. Aceder ao módulo Documentos de Gestão Comercial;
3. Indicar nas Variáveis de Relatório, no campo Valor o número de decimais que pretende;
4. Por fim, após alteração clicar em Guardar.
1. Aceder ao portal Comercial, menu clientes > vendas;
2. Previsualizar o documento documento comercial (fatura ou outro) que pretende retificar com a nota de crédito;
3. Na janela seguinte clicar no botão Ações e também em Nota de Crédito;
4. Indicar o Motivo de emissão da nota de crédito, para finalizar deverá clicar no botão Nota de Crédito;
5. Aplicação irá informar que a nota de crédito foi criada com sucesso e poderá imprimir o documento original, duplicado, triplicado, etc na área de Número de Vias, sendo que poderá enviar os documentos de imediato por email ou visualizar o PDF do documento.
1. Aceder ao portal Comercial, menu Clientes > Vendas;
2. Clicar no documento que pretende duplicar;
3. De seguida, clique em Ações > Duplicar Doc;
4. É duplicado automaticamente como o original, pode alterar qualquer campo que desejar. Se tudo estiver como pretende pode concluir o documento na botão Guardar.
NOTA: Este procedimento pode ser executado em qualquer tipo de documento existente no sistema, tais como, orçamentos, encomendas, compras e outros.
1. Aceder ao portal Comercial, menu Clientes > Vendas;
2. Clicar no botão Novo;
3. Selecionar o tipo doc. – Fatura – FT;
4. Indicar o Cliente utilizando o nome ou contribuinte;
5. inserir a data do documento;
Nota: Em seguida apresenta 4 separadores:
- Linhas;
Preencher o artigo e alterar os restantes campos se necessário.
- Transporte;
Preencher os dados de carga, descarga e transportadora.
- Faturação publica ( para quem utiliza a faturação publica);
Indicar o contrato, acordo quadro e compromisso.
- Anexos;
Serve para fazer download, carregar ou remover documentos.
6. Por fim, clicar em Guardar.
1. Aceder ao portal Comercial, menu Clientes > Vendas;
2. Clicar em Novo e preencher o cabeçalho do documento de faturação;
3. Por fim, introduzir o artigo a faturar e na coluna Nome, clicar na seta para introduzir o texto que pretende adicionar à fatura.
Aplicação sugere nas vendas a Fatura como o tipo de documento por defeito, mas se por exemplo preferir mudar o tipo de documento por defeito para a Fatura/Recibo (Fatura paga no ato) deve efetuar os seguintes passos.
1. Aceda no menu principal a Configurações;
2. Nos separadores selecione Configuração ERP | Documentos comerciais;
3. Na janela que surge no ecrã clique em Vendas efetivas (1) e de seguida ative (2) a linha que corresponder ao documento de venda que pretende que fique visível por defeito na área de vendas.
1. Aceder ao portal Comercial, menu Artigos;
2. No artigo ativar a opção Tem Retenção na Fonte;
1. Aceder ao portal Comercial, menu Manutenções > Tipos de documento;
2. Clicar em Novo ou fazer duplo clique sobre o tipo de documento que pretende “duplicar” e uma vez dentro da configuração do tipo de documento clicar Novo;
3. A seguir, identificar o número que pretender para a nova série de faturação (se não identificar o software vai sugerir um número automaticamente);
4. Por fim, fazer Guardar.
Nota: Só é possível criar um novo tipo de documento com base num já existente.
1. Aceder ao portal Comercial, menu SAF-T eFatura;
2. Clicar nas Configurações, escolher o modo de envio;
3. Consoante o modo configurado o sistema permite Gerar ou Comunicar por Webservice;
4. Por fim, aguardar até terminar o processo.
De acordo com a legislação em vigor é obrigatório associar um motivo de isenção de IVA quando se fatura algum artigo com a taxa isenta 0%.
1. Aceder ao portal Comercial, menu Manuteções > Codigos de Iva;
2. Selecionar qual o código de IVA que utiliza na faturação quando vende à taxa isenta;
3. Dentro da aplicação de manutenção do Código de IVA, clicar em Editar;
4. Selecionar o seu motivo de isenção de IVA e por fim clicar em Guardar.
1. Aceder ao portal Comercial, menu Consultas de vendas > Estatísticas por documento;
2. Definir período de análise colocando o primeiro e último dia do mês, respetivamente nos campos De Data Doc e Até. Por defeito, aplicação apresenta no filtro o mês anterior;
3. A seguir clicar em Imprimir;
4. Selecionar a Listagem que pretender por exemplo, Listagem para IVA Detalhada ou Listagem para IVA Resumida;
5. Por fim, fazer Obter.
Tabela de Motivos de Isenção de IVA
Caso o seu negócio se enquadre na isenção da aplicação do IVA, isto é, se está isento de cobrar IVA, sempre que emite uma fatura deve identificar o devido motivo da isenção.
Nesta tabela pode verificar quais as isenções a aplicar num documento ou na criação do imposto a atribuir aos seus artigos.
Tabela de Isenções de IVA, disponibilizadas pela Autoridade Tributária em: Tabela Oficial
Código | Menção a constar na factura | Norma aplicável |
M01 | 1 Artigo 16.º, n.º 6 do CIVA | |
M02 | Artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 198/90, de 19 de junho | |
M04 | Isento artigo 13.º do CIVA | |
M05 | Isento artigo 14.º do CIVA | |
M06 | Isento artigo 15.º do CIVA | |
M07 | Isento artigo 9.º do CIVA | |
M09 | IVA – não confere direito a dedução | |
M10 | IVA – regime de isenção | Artigo 57.º do CIVA de acordo com o referido no Artigo 53º |
M11 | Regime particular do tabaco | |
M12 | Regime da margem de lucro – Agências de Viagens | |
M13 | Regime da margem de lucro – Bens em segunda mão | |
M14 | Regime da margem de lucro – Objetos de arte | |
M15 | Regime da margem de lucro – Objetos de coleção e antiguidades | |
M16 | Isento artigo 14.º do RITI | |
M19 | Outras isenções | Isenções temporárias determinadas em diploma próprio |
M20 | IVA – regime forfetário | |
M21 | IVA – não confere direito à dedução (ou expressão similar) | |
M25 | Mercadorias à consignação | |
M26 | Isenção de IVA com direito à dedução no cabaz alimentar | |
M30 | IVA – autoliquidação | |
M31 | IVA – autoliquidação | |
M32 | IVA – autoliquidação | |
M33 | IVA – autoliquidação | |
M34 | IVA – autoliquidação | |
M40 | IVA – autoliquidação | |
M41 | IVA – autoliquidação | |
M42 | IVA – autoliquidação | |
M43 | IVA – autoliquidação | |
M99 | Não sujeito ou não tributado |
Com o software de faturação do CentralGest Cloud consegue de imediato verificar o estado financeiro dos documentos de vendas.
Assim, se por exemplo uma fatura já se encontrar recebida, o programa mostra com a cor verde a informação que o documento está “Pago“, se o documento ainda estiver por receber ou parcialmente em aberto, o sistema mostrará a cor vermelha e a indicação “Em aberto“.
1. Aceder ao portal Comercial, menu Clientes > Vendas;
2. Na grelha dos documentos de vendas, pode encontrar a infromação financeira na coluna Estado.
Se pretende comunicar as séries de faturação para AT (para obter o código ATCUD), é obrigatório ter registada a senha de acesso ao portal da AT no software CentralGest Cloud.
1. Clicar sobre o portal Comercial, aceder a Configurações;
2. No separador do lado esquerdo clicar em Empresa;
3. A seguir, clicar no botão Login AT;
4. Por fim, adicionar a Password de acesso ao portal da AT e fazer Guardar.
Para comunicar séries documentais à AT:
1. Aceder ao portal Comercial, menu Manutenções > Tipos de Documentos > Comunicação de séries à AT;
2. Em comunicação das Séries Documentais a AT, selecionar as séries que pretende comunicar e clicar em Comunica por Web Service;
3. Para visualizar o código ATCUD após a comunicação, aceda ao tipo de documento comunicado.
1. Aceder ao portal Comercial, menu Manutenções > Meios de pagamento;
2. Clicar em Novo para criar um meio de pagamento;
3. Em seguida, preencher os respetivos campos: Numero, Nome, Tipo, Tipo de meio de pagamento, nº de conta, IBAN e SWIFT ;
Nota: O numero é opcional, caso não preencha este será preenchido automáticamente.
4. Por fim, fazer Guardar.
1. Aceder ao portal Comercial, menu Clientes > Vendas;
2. Clicar em Ações > Cópia de documento/linhas;
3. Pode filtrar por número de conta, data doc. ou por tipo de documento e Pesquisar.
4. Selecionar o documento e fazer Duplicar documento ou Copiar Linhas.
Nota:
- Duplicar documento – Copia documento com cabeçalho e linhas;
- Copiar Linhas – Só copia linhas.
1. Aceder ao portal Comercial, menu Manutenções > Moeda;
2. Criar o Novo cód. moeda ou Editar o já existente para atualização dos dados:
3. Após criar/editar moeda, aceder ao portal Comercial, menu Clientes/Fornecedores > Vendas/Compras;
4. Clicar em opções e ativar Mostrar moeda;
5. Em seguida atualizar câmbio, este pode ser feito de duas formas:
- De forma manual, inserir o valor diretamente no campo Câmbio;
- De forma automática clicando no botão de refresh;
Nota: Ao clicar no botão refresh, este vai buscar a informação ao European Central Bank.
6. Por fim, após ter ativado a opção, ao emitir o documento selecionar a moeda pretendida:
1. Aceder ao portal Comercial, menu Clientes > Vendas;
2. Ao emitir documento, clicar em Opções e ativar o campo de analise que quer visualizar ( por exemplo, Centro de Custo).
1. Aceder ao portal Comercial, menu Clientes > Vendas;
2. Fazer um Novo documento;
3. Clicar em Opções e colocar o campo data de vencimento como visível;
4. Colocar a Data vencimento que pretende;
5. Por fim, fazer Guardar.
Nota: Para alterar a Data vencimento de um documento já emitido, este não pode estar integrado na contabilidade.
1. Aceder ao portal Comercial, menu Clientes > Vendas;
2. Fazer um Novo documento;
3. Clicar em Opções e colocar o campo data de vencimento como visível;
4. Colocar a Data vencimento que pretende;
5. Por fim, fazer Guardar.
Nota: Para alterar a Data vencimento de um documento já emitido, este não pode estar integrado na contabilidade.
1. Aceder ao portal Comercial, menu Manutenções > Tipos de documentos;
2. Seleciona o Tipo de documento que quer alterar a série/ muneração e fazer editar;
3. Após editar, clicar no botão ” + “ para adicionar nova série;
4. Preencher o Nº. série, dar uma descrição e fazer Gravar;
Nota: Caso não queira que as outras série estejam visiveis quando está a faturar e só clicar em encerrar.
5. Por fim, fazer Guardar no tipo de documento.
1. Aceder ao portal Comercial, menu Clientes > Vendas;
2. Selecionar o documento;
3. Por fim, clicar em Ações > Rastreabilidade.
Nota:
- A Rastreabilidade serve para ver as ligações entre os documentos.