Avenças
1. Aceder ao portal Comercial, menu Clientes > Avenças;
2. Clicar sobre a avença que quer efetuar alterações e fazer Editar;
3. Proceder/efetuar a respetiva alteração;
4. Por fim, clicar em Guardar.
1. Aceder ao portal Comercial, menu Manuteções > Tipo de Avença;
2. Clicar em novo, para criar novo tipo de avença;
3. Em seguida preencher os campos assinalados a vermelho, onde encontramos a Periocidade;
Nota: Dentro da Periocidade pode escolher:
- Sempre
- Diario
- Semanal
- Quinzenal
- Mensal
- Bimensal
- Semestral
- Anual
4. Por fim, clicar em Guardar.
1. Aceder ao portal Comercial, menu Clientes > Avenças;
2. Clicar em Novo;
3. Na primeira vez deve criar a Classe da avenças (Exemplo: “Contrato de Avenças”), basta clicar nos três pontos verticais assinalados na imagem seguinte e de seguida aceder a Manutenção de classes de avenças;
4. A seguir deve criar o Tipo de avença (Exemplo: “Contabilidade Mensal”), e tal como no passo anterior também deverá efetuar esta criação na Manutenção de tipos de avenças;
Na parte final, aplicação permite criar uma nova numeração para o tipo de documento de venda, desta forma terá uma série nova para a faturação das avenças. Para criar uma nova numeração associada ao tipo de documento que selecionou previamente, clique no botão +, tal como na imagem seguinte e fazer Guardar.
5. Colocar uma Descrição (Exemplo: “Serviço de Contabilidade Mensal”) e atribuir o Cliente;
6. Por fim, na grelha deve preencher as linhas do(s) artigo(s), quantidades, preços e outros campos necessários para a fatura e fazer Guardar.
1. Aceder ao portal Comercial, menu Clientes > Faturação de Avenças;
2. Selecionar a Classe e o(s) Tipo(s) de avença;
3. No campo Observações pode colocar uma mensagem geral que irá aparecer em todas as faturas a emitir;
4. A seguir, fazer Pesquisar para ver todos os contratos de avenças que pode faturar;
5. Por fim, fazer Processar para aplicação transformar os contratos de avenças em Faturas em formato de Rascunho.
6. A seguir vamos observar um painel com todas as faturas em Rascunho e podemos Encerrar Documentos (aplicação assina os documentos de faturação e integra os documentos na contabilidade) selecionados e de seguida Enviar Faturas por Email.
1. Aceder ao portal Comercial, menu Clientes > Faturação de Avenças;
2. No topo do ecrã clicar no botão Gestão de Avenças Faturadas;
3. Por fim, Filtrar a informação que precisa consultar e fazer Pesquisar.
No CentralGest Cloud é possível colocar texto de observação a uma avença. Antes de iniciar, já deverá ter criado os contratos das suas Avenças.
Faturação Manual
1. Aceder ao portal Comercial, menu Clientes > Avenças;
2. Clicar em Faturação;
3. Na secção de Dados de Processamento, utilizar a opção: “Origem do texto: Tipo de Avença“
Nota: Deve colocar o texto no Tipo de Avença previamente.
Faturação Automática
1.Aceder ao portal Comercial, menu Clientes > Avenças;
2. Clicar em Ações e selecionar a opção Faturação Automática;
3. Escolher a Classe e Tipo e fazer configurar;
4. Por fim, preencher o campo Observações.
1. Aceder ao portal Comercial, menu Clientes > Avenças;
2. Clicar em Ações e selecionar a opção Faturação Automática;
3. Escolher a Classe e Tipo e fazer configurar:
Nota: Deve ter atenção especial aos seguintes campos:
- Periocidade
- Faturação no mês (Faturação <> PrestaçãoServiço, este campo alimenta as variáveis)
- Observações (Utilizar as variáveis para construir um texto a incluir no corpo do documento)
- Processamento Automático
- Agendamento
- Envio de E-mail para cliente
- Envio de E-mail para responsável com relatório