Contabilidade
- Mapa de Pagamentos
- Plano Alternativo
- Predefinido
- Demonstrações Financeiras
- Declarações Fiscais
- Acréscimos de Encargos com Férias
Nota: Antes de efetuar o apuramento é recomendado que consulte as Taxonomias e validações SVAT
1. Aceder ao portal Contabilidade, menu Fecho de Contas > Apuramento de Resultados;
2. Indicar os valores das existencias finais e do imposto estimado nas variaveis de apuramento e fazer avançar;
3. Em seguida, escolher o Diário, Descritivo, Data Doc., Descrição e clicar em Avançar;
4. Analisar os lançamentos e fazer Avançar caso esteja tudo ok;
5. Por fim, clicar em Finalizar.
1. Aceder ao portal Contabilidade, menu Recolha > Documentos Digitais;
2. Selecionar a linha do documento que pretende separar;
3. Clicar no botão Separar documento.
1. Aceder ao portal Contabilidade, menu Fecho de contas > Taxonomias e validação SVAT;
A ferramenta de validação SVAT contem 6 separadores:
- Relação de contas com taxonomias;
- Informação legal;
- Plano oficial publicado;
- Validações do plano;
- Validações SVAT;
- Validações de Lançamentos.
Os três primeiros separadores são informativos e os restantes três apresentam validações com base nos planos de cada empresa, nos saldos e nos lançamentos.
1. Relação de contas com taxonomias
- Mostra o intervalo de contas para cada uma das taxonomias.
- Exemplo: Ao criar uma conta entre a 11 e a 11999999, automaticamente assume o cód. de taxonomia 1.
- Na conta 25 existe a separação do corrente e não corrente.
2. Informação legal
- Mostra a informação por taxonomia (Classe, Saldo Esperado, Representação nas Demonstrações Financeiras).
- Exemplo: A taxonomia 1 vai ser apresentada no Ativo Corrente; O Saldo esperado é Devedor; Os saldos devedores serão apresentados na rubrica Caixa e depósitos bancários e não está previsto que alimentem qualquer rubrica quando os saldos forem credores.
3. Plano oficial publicado
- Apresenta o plano previsto pelo SNC. Quando existe a informação (…) significa que não existe uma conta especificada, mas que pode ser usado.
4. Validações SVAT
- Validação do saldo das contas (credor ou devedor). Para corrigir os saldos pode transferir os valores entre contas em Ações > Operação de transferência de conta ou aceder ao Extrato de Conta e efetuar as correções.
5. Validações do plano
- Validação da estrutura do plano, face à estrutura do SAFT. Caso se verifique algum erro, pode corrigir em Ações > Transferências de conta, aplicando correções automáticas ou ainda consultar o plano para perceber a origem.
6. Validações de Lançamentos
- Verifica a estrutura do plano (lançamentos, documentos ou analítica não saldada). Para retificar situações pode aplicar as Correções Automáticas.
1. Aceder ao portal Contabilidade, menu Fecho de Contas > Fim de ano;
2. Clicar em Avançar;
3. Em seguida, preencher o diário e o descritivo para os saldos iniciais e fazer Seguinte;
4. Verificar validações e fazer Seguinte;
Nota: Caso exista algum alerta nas validações, verifique a mensagem desse alerta e proceda a sua correção.
5. Por fim, fazer Executar.
1. Aceder ao Portal Contabilidade, menu Manutenções > Tabela de IVA;
2. Criar um código de IVA específico para o IVA Pro-Rata;
3. Preencher Código, Nome, Taxa e a Percentagem dedutível pro-rata e fazer Guardar;
1. Aceder ao portal Contabilidade, menu Lançamentos > Recolha;
2. Clicar em Pesquisa de Documentos;
3. Selecionar na Pesquisa Avançada o campo pretendido e colocar os dados a pesquisar.
Nota:
- Na pesquisa avançada estão disponíveis vários campos de pesquisa, entre eles: Nº Documento, Valor, Nº Conta, Doc. Externo, Total Débito, Total Crédito, Data de lançamento Contab., Data Vencimento, Data Documento ,Descrição, Diário, Cód. Descrição, Anulado, Período, Nº Contribuinte e Doc. Digital.
1. Aceder ao portal Contabilidade, menu Lançamentos > Documentos Digitais;
2. Clicar em Exportar Arquivo Digital;
3. Pode filtrar por Período, Diário ou Contribuinte e ainda Exportar documentos não classificados ou classificados;
4. Por fim, clicar em Exportar.
1. Aceder ao portal Contabilidade, Menu Lançamentos > Documentos Digitalizados;
2. Clicar sobre a(s) linha(s) do(s) documento(s) que pretende mudar para outra pasta;
3. Em seguida, escolher a opção Mudar documento(s) selecionado(s) de pasta;
4. Identificar a pasta para onde pretende mudar o documento > Alterar pasta;
5. Por fim, pode visualizar na grelha que o documento já se encontra na nova pasta.
1. Aceder ao portal Contabilidade, menu Recolha > Documentos Digitais;
2. Selecionar a linha do documento que pretende remover paginas;
3. Clicar no botão Remover pagina(s)do documento
4. Por fim, indicar as Página(s) a remover e clicar em Remover.
1. Aceder ao portal Contabilidade, menu Ferramentas > Transferir contas do plano;
2. Clicar em Avançar;
3. Indicar Nº Conta Origem, Nº Conta Destino e Nome Conta Destino
4. Em seguida, pode escolher manter a conta de origem ativando a Flag;
5. Por fim, fazer Avançar e a operação estará concluída.
1. Aceder ao portal Contabilidade, menu Manutenções > Taxas de retenção;
2. Clicar sobre o código já existente e fazer Editar;
3. Após editar proceder à alteração que pretender
4. Por fim, fazer Guardar.
1. Aceder ao portal Contabilidade, menu Manutenções > Empresa;
2. Aqui pode consultar e alterar os seguintes dados:
- Dados gerais;
- Contatos;
- Logotipo;
- Dados Contabilisticos e Fiscais.
3. Por fim, caso tenha alterado é so fazer Guardar.
1. Aceder ao portal Contabilidade, menu Lançamentos > Compras do Efatura;
2. Clicar em Criar nova Conta corrente;
3. Por fim, fazer Guardar.
1. Aceder ao portal Contabilidade, menu Declarações Fiscais > Documentos Fiscais;
2. Clicar em Alterar Credenciais e selecionar a entidade que quer configurar os acessos ;
3. Por fim, indicar os respetivos dados da entidade e a password e fazer Guardar.
1. Aceder ao portal Contabilidade, menu Declarações Fiscais > Documentos Fiscais;
2. Selecionar o tipo de documento fiscal que pretende;
Nota:
Esta opção está disponível em:
- IVA
- IRC
- Recibos
- Retenções
- IUC.
3. Em seguida, clicar em Obter;
4. Selecionar a opção de adicionar documentos à contabilidade digital;
5. Indicar os documentos que quer anexar e fazer ok;
6. Escolher a respetiva pasta, o ano e o mês onde quer arquivar o documento.
1. Aceder ao portal Contabilidade, menu Ferramentas > Encerramento de períodos;
2. Clicar em Novo;
3. Indicar o Período que pretende encerrar;
4. Selecionar o botão Encerrar (Este vai passar automaticamente todos os diários existentes, do campo disponíveis para o campo selecionados. Caso não pretenda encerrar todos os diários, pode passar o diário que não pretende encerrar com a seta direcional para a esquerda ou então não selecionar a opção encerrar e com a seta direcional para a direita selecionar os diários que pretende encerrar);
Nota: Existe ainda um campo de observações para deixar alguma nota.
5. Por fim, clicar em Guardar.
1. Aceder ao portal Contabilidade, menu Ferramentas > Acréscimos de Encargos com Férias;
2. Clicar no separador Multi Empresa;
3. Selecionar a empresa pretendida e clicar em Ações > Detalhes;
4. Nas colunas de Acerto Manual e Outros, indicar o respetivo valor;
5. Por fim, clicar em Guardar para gravar os dados apresentados.
1. Aceder ao portal Contabilidade, menu Consultas > Declaração Artº119 CIRS;
2. Selecionar a listagem pretendida;
3. No filtro, pode definir se quer pesquisar por: Colaboradores, Prestadores Serviços ou Ambos;
Nota:
- Se estiver no portal Contabilidade, fica selecionado por defeito os Prestadores Serviços.
4. Em seguida, escolher o intervalo de data, o contribuinte e selecionar a(s) empresa(s) que pretende visualizar;
5. Por fim, clicar em pré-visualizar.
Nota: Pode transferir ou imprimir os documentos pré-visualizados.
1. Aceder ao portal Contabilidade, menu Consultas > Movimentos em aberto;
2. Selecionar a Listagens Movimentos em aberto, escolher o intervalo da conta e o Período;
3. Por fim, clicar Processar.
1. Aceder ao portal Contabilidade, menu Consultas > Movimentos em aberto;
2. Selecionar a Listagens Idade de saldos, escolher o intervalo da conta e o Período;
3. Por fim, Processar.
1. Aceder ao portal Contabilidade, menu Manutenções > Empresa;
2. Selecionar o separador Dados contabilísticos e Fiscais, na opção Analítica selecionar lança sempre analítica, em seguida clicar OK na mensagem apresentada” Pretende configurar as contas de analítica do plano de contas?“;
3. Preencher Novo radical das contas da analítica e clicar em Guardar;
4. Em seguida na Empresa fazer Guardar (as contas do plano ficam configuradas com analítica automaticamente);
5. Verificar em Manutenções > Mascara de analítica a máscara que está configurada;
Nota: No centralgest já existe uma máscara criada por defeito, a 91[CCCC].
6 Criar em Manutenções > Centros de custo, os centros de custo de acordo com a máscara da analítica [p. ex. CCCC];
7. Por fim, na Recolha de lançamentos ao fazer o lançamento contabilístico, irá aparecer uma janela para Atribuição de valores de analítica;
8. Deve selecionar o centro de custo, clicar em Registar e por fim, Aplicar (o Centralgest cria automaticamente as contas da analítica).
1. Aceder ao portal Contabilidade, menu Manutenções > Diários;
2. Clicar em Novo;
3. Em seguida preencher Cód., Nome e a Forma de incremento nº doc. interno;
4. Por fim, fazer guardar.
1. Aceder ao portal Contabilidade, menu Manutenções > Descritivos;
2. Clicar em Novo;
3. Em seguida preencher Cód., Nome, Descrição e Tipo;
4. Por fim, fazer Guardar.
1. Aceder ao portal Contabilidade, menu Declarações Fiscais > Apuramento de Iva;
2. Selecionar o Período para o apuramento, Diário , Descritivo e Descrição;
3. Clicar em Avançar (4), aqui pode consultar a informação detalhada do apuramento;
Nota: Caso pretenda recuperar ou reembolsar o IVA, deve indicar o valor no respetivo campo.
4. Carregar em Avançar para efetuar o apuramento, indicar o novo período e se pretender selecionar os diários a encerrar com a seta direcional para a direita;
5. Por fim, clicar em Finalizar.
1. Aceder ao portal Contabilidade, menu Lançamentos > Compras do Efatura;
2. Clicar em Configurar Fornecedor;
3. Preencher com a conta que pretende, no tipo de documento;
Nota: Pode configurar logo para todos ou só para os mais utilizados.
4. Por fim, fazer Guardar.
1. Aceder portal Contabilidade, menu declarações fiscais > reembolso de iva;
2. Clicar em Novo;
3. Selecionar o período da declaração a que respeita o reembolso e os períodos anteriores (períodos relação) a incluir no pedido de reembolso;
4. Clicar em Processar;
5. Sobre a relações, caso tenha um ponto exclamação vermelho significa que existem erros, abrir a linha e Editar documento de contabilidade e efetuar as correções;
6. Após correção Reprocessar Reembolso;
7. Por fim, fechar a solução e gerar o ficheiro da declaração periódica.
1. Aceder portal Contabilidade, menu Manutenção de contas > Plano de contas;
2. Pode utilizar o Filtro Avançado para pesquisar por: Nº Conta, Nome ,Tipo de conta, Nº contribuinte, Tem conta corrente, Tem controlo de IVA, Tem retenção e Regista retenção;
3. Aqui pode ainda criar uma nova conta no plano de contas, em Novo;
4. Pode Exportar ou Copiar contas do plano p/empresas.
1. Aceder ao portal Contabilidade, menu Importador SAFT Contabilidade;
2. Irá abrir o assistente, clica em Avançar;
3. Escolher Importar Extrato (com ou sem saldos iniciais), se pretender importar apenas saldos inicias ou apenas contas de terceiro também tem disponível essas opções, fazer Avançar;
4. Escolher o ficheiro que pretender importar e clicar em Avançar;
5. De seguida indicar os diários de destino, se não indicar nenhuma associação os diários serão criados;
6. No quadro de conversão de contas, permite importar a matriz de conversão, caso já a tenha criado, clicando no botão Importar e verificar a conversão das contas;
7. O quadro seguinte mostra as contas que já existem no plano de contas, se pretender substituir clicar no simbolo do lápis e alterar a conta de destino;
8. Seguidamente teremos as contas sem conversão, poderá marcar para criar ou no botão (+) fazer a correnpondência, indicando a conta de destino;
9. A qualquer momento poderá exportar a matriz no botão Exportar para mas mais tarde retomar o trabalho (neste caso, ao iniciar o processo de importação, após abrir o assistente, carregar o ficheiro e logo no passo seguinte clicar em Importar para importar a matriz de conversão conforme explicação no ponto 6);
10. O quadro seguinte mostra as contas correntes a serem criadas (existe a possibilidade de importar apenas as contas movimentadas);
11. Por fim, deverá preencher o descritivo de lançamento e no separador Diário de apuramento de resultados do ficheiro SAFT perencher o período, diário e descritivo, faça Avançar e terá a operação concluída.
A mudança de software de contabilidade implica a transferência dos saldos finais do ano anterior, existente no programa antigo.
Nota: Deve registar no CentralGest Cloud os saldos antes de apuramento de resultados, sem o apuramento de consumos de inventários e sem o lançamento da estimativa de imposto sobre o rendimento.
1. Aceder ao portal Contabilidade, menu Manutenções > Empresa;
2. Clicar no separador Dados contabilístico e fiscais;
3. Colocar no campo de Ano Curso IRC o ano que corresponde ao do saldo de abertura, por exemplo, se pretender adicionar os saldos do ano N então o ano em curso é N.
4. De seguida clicar em Finalizar.
5. Na contabilidade aceder a Lançamentos > Recolha;
6. No campo Período selecionar o ANO121;
7. No campo Diário selecionar o código 999 – Diário de Abertura, verificar se este diário tem ativada a opção Diário de Abertura da Contabilidade.
8. Adicionar num ou mais documentos os saldos de abertura.
1. Aceder ao portal Contabilidade, menu Manutenções > Empresa;
2. No paínel da empresa clicar na quarta opção horizontal Dados contabilísticos e fiscais;
3. Alterar o campo Período contabilístico;
4. Por fim, clicar em Guardar.
1. Aceder ao portal Contabilidade, menu Consultas > Extrato por conta;
2. Adicionar a Conta;
3. Adicionar o intervalo de análise do extrato, selecionando o Período (de a até);
4. Clicar em Enter ou sobre o botão Processar para obter o extrato;
5. Na grelha clicar na Linha que corresponder ao documento que pretende ver.
1. Aceder ao portal Contabilidade, menu Manutenção de contas > Plano de contas;
2. Na área de Pesquisa no canto superior direto procurar a conta de base tributável que pretende;
3. Na grelha clicar sobre a Linha que respeita aquela base tributável que necessita alterar;
4. Clicar em Editar;
5. Selecionar outro Controlo de IVA no botão assinalado na imagem;
6. Por fim, clicar em Gravar.
Nota: Com o CentralGest Cloud não precisa de se preocupar em lançar contas de IVA, retenção na fonte, analítica e orçamental, pois o sistema irá lançá-las automática a partir de uma conta que chamamos de base tributável.O sistema utiliza códigos de Controlo de IVA que podem ser usados simultaneamente em operações de IVA com as mesmas caraterísticas, nomeadamente, que preencham os campos da declaração períodica de IVA ou Anexo L da IES (informação empresarial simplificada).Assim, temos o Controlo de IVA a Débito para quando se lança a base tributável a débito e o Controlo de IVA a Crédito para quando se lança base tributável a crédito.
1. Aceder ao portal Contabilidade, menu Lançamentos > Recolha;
2. Na Recolha de lançamentos tem a funcionalidade de acertar o valor do IVA, basta clicar no Lápis que se encontra no campo do valor do Iva e alterar para o valor que pretende;
3.Por fim, fazer aplicar.
O CentralGest Cloud lança automaticamente a conta de IVA que está associada à base tributável.
1. Aceder ao portal Contabilidade, menu Lançamentos > Recolha;
2. No campo do Diário, clicar nos três pontos verticais e em seguida em Manutenção de diários de contabilidade;
3. Ativar a opção Não lança IVA e fechar;
4. A seguir experimente efetuar o lançamento, pois as contas de IVA já não serão lançadas automaticamente;
5. Por fim, caso pretenda voltar a lançar as contas de IVA automaticamente, pode aceder novamente à Manutenção de diários de contabilidade e desativar a opção Não lança IVA.
1. Aceder ao portal Contabilidade, menu Consultas > Extrato histórico;
2. No campo da Conta identificar a conta sobre a qual pretende obter o extrato;
3. Definir o período de tempo do extrato nos campos de Datas;
4. Por fim, fazer Processar.
1. Aceder ao portal Contabilidade, menu Manutenções > Visualização de Retenções ;
2. Pode Filtrar por Contribuinte, Data, Tipo de entidade, Tipo de visualização e Estado da retenção;
3. A seguir, clicar no botão Pesquisar para aparecer a grelha dos documentos;
4. Por fim, clicar sobre cada linha para ver o detalhe do documento e com o botão direito do rato pode ainda consultar o lançamento contabilístico.
1. Acedrer ao portal Contabilidade, menu Fecho de Contas > Demonstrações Financeiras SNC;
2. Clicar em pré-visualizar;
3. Selecionar a listagem pretendida (Relatório de Gestão);
4. Por fim, clique em transferir.